O presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, recebeu, no dia 9 de maio, representantes de entidades governamentais que assistem pessoas com deficiência para dar continuação ao projeto de qualificação profissional que será oferecido às pessoas com deficiência para melhor inseri-las no mercado de trabalho.
Na ocasião, os representantes da Fecomércio-MT, o superintendente Igor Cunha, o diretor regional do Sesc e Senac no Estado, Carlos Rissato, e os conselheiros Kassio Catena (Sincovaga-MT) e Eduardo de Souza Maria (SRTB-MT) alinharam detalhes para melhor execução do projeto. Entre as medidas, está a oferta de cursos profissionalizantes por meio do Senac-MT, disponibilizando, assim, esses profissionais às empresas que possam estar irregulares perante a legislação.
A iniciativa visa atender empresários do Estado que necessitam cumprir a Lei Federal nº 8.213/91 – que estabelece normas de cotas para PcDs nas empresas -, já que a grande maioria tem enfrentado dificuldades para encontrar profissionais com algum tipo de deficiência, independentemente do seu porte e do quadro de funcionários.
Para Wenceslau Júnior, a qualificação profissional e a inclusão social podem contribuir para que essas pessoas sejam inseridas ou reinseridas na sociedade com maior otimismo. “Além de atender ao que estabelece a lei, nosso intuito é ampliar a possibilidade de trabalho e renda desses profissionais para que tenham melhores condições de empregabilidade e, com isso, consigam ganhar mais, contribuindo para suas famílias e se tornando menos dependentes do governo”, explicou.
Pela parte do Senac em Mato Grosso, o diretor da instituição afirmou que o Sistema Comércio está focado na qualificação profissional de todos os interessados em buscar uma vaga no mercado de trabalho. “Estamos 100% interessados em trabalhar com esse público, oferecendo os cursos necessários para atender a toda a área do comércio em geral no Estado”, afirmou Rissato.
Para a conselheira estadual de Defesa do Direito da Pessoa com Deficiência, da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT), Jandira Andrade, é urgente a necessidade de se pôr em prática o projeto em todo o Estado. “As pessoas com deficiência precisam ser inseridas nas empresas dos 141 municípios do Estado. Com a atuação do Sistema Comércio e com os processos se desenrolando, com certeza este projeto terá êxito.”
Também participaram da reunião representantes de entidades de classe voltadas ao trabalho com pessoas com deficiência, como a coordenadora de Ações Inclusivas do Senai-MT, Denise Torres Molina, a superintendente estadual de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência da Casa Civil, Tais Augusta de Paula, o secretário adjunto da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de Cuiabá, Rubens Silva, a auditora fiscal do Trabalho e coordenadora do Projeto de Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho da SRTB-MT, Caroline de Almeida Mendes, e a secretária executiva da Presidência da CDL Cuiabá, Clara Faleiro.