A obra, resultado de uma pesquisa histórica, destaca a trajetória do Sistema no Estado desde suas origens até 2023
Em 31 de outubro, o Sistema Fecomércio-Sesc-Senac no Acre promoveu o lançamento do livro Sistema Comércio Acre – Uma História para Te Contar, que documenta a evolução do comércio no Estado. O autor, o historiador Marcos Vinicius Neves, realizou uma pesquisa abrangente que cobre desde a era dos seringais até os desafios contemporâneos enfrentados pelo setor. O evento foi prestigiado por diversas autoridades, empresários e convidados, incluindo o desembargador Luiz Vitório Camolez e o secretário adjunto da Secretaria de Estado de Fazenda, Clóvis Monteiro Gomes.
O presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac no Acre, Leandro Domingos Teixeira Pinto, ressaltou a importância de documentar essa história: “É o lançamento de um livro que, a rigor, não precisaria de todo o ritual. Mas estamos fazendo questão de fazer uma festa, chamar os amigos para comemorar esse momento que eu considero muito importante”. Ele expressou também a expectativa de uma segunda edição, aprimorando as conquistas dos 20 anos da Federação do Comércio. O prefácio da obra é assinado por figuras de destaque nacional, como o presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), José Roberto Tadros, e o ex-ministro Bernardo Cabral.
Dividido em quatro partes, o livro abrange períodos importantes da história acreana, desde o ciclo da borracha até a criação do Sistema Comércio. No texto de abertura, José Roberto Tadros enfatizou o papel do Acre na integração nacional e a importância de instituições locais, como a Fecomércio, o Sesc e o Senac. “O Acre escreveu a última e mais bela página de brasilidade e de integração nacional na configuração do território do nosso país”, afirmou.
O diretor regional do Senac Acre, Deywerson Galvão, destacou a relevância da obra para registrar a importância do setor no desenvolvimento econômico local. A diretora do Sesc Acre Débora Dantas reforçou que o livro também servirá para informar a sociedade das atividades do Sesc e Senac, promovendo formação profissional e serviços essenciais para trabalhadores do comércio. Já o deputado federal Coronel Ulysses parabenizou Leandro Domingos pelo seu trabalho, ressaltando que a festa coroava a trajetória histórica e bonita da Fecomércio no Acre.