O encerramento da 22ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) aconteceu no dia 19 de dezembro de 2021, na cidade de Goiás.
O presidente da Fecomércio-GO, Marcelo Baiocchi, disse que foi uma honra para a instituição apoiar o Fica. “Muito nos orgulha essa parceria com o Governo de Goiás em um evento da maior importância para a cultura e o meio ambiente nacional”, afirmou.
O diretor regional do Sesc Goiás, Leopoldo Veiga Jardim, destacou que a cultura é uma prioridade do Serviço Social do Comércio. “Essa parceria firmada com o Governo de Goiás veio num momento de retomada da cultura em todo o Estado. Desde o início da pandemia, o Sesc vem desenvolvendo ações para alavancar esse setor, e participar ativamente do Fica 2021 reforçou o nosso compromisso em investir e apoiar a cultura e os artistas goianos, na certeza de que estamos contribuindo para o presente e o futuro da nossa gente”, disse.
Mostras e premiação
A edição, que contou com formato híbrido e recebeu um total de 545 filmes inscritos, de 22 estados e 18 países, distribuídos em quatro mostras, teve, neste domingo, o grande vencedor anunciado: é a produção internacional Ophir, uma parceria francesa e do Reino Unido que levou o prêmio Cora Coralina de melhor filme do ano.
Também foram premiados na Mostra Washington Novaes, em outras categorias, as produções: Currais (melhor filme do júri imprensa); Mata (melhor filme júri jovem); Primavera Púrpura (melhor filme júri popular); Volta Grande (melhor curta ou média-metragem); e Japão (melhor filme goiano).
Durante todo o festival, quatro mostras competitivas e duas mostras paralelas exibiram 63 filmes em mais de 25 horas de programação audiovisual. O número de filmes goianos foi recorde: 168.