Encontro reuniu economistas e executivos para debater perspectivas econômicas e políticas do país
A Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham), em parceria com a Fecomércio-GO, realizou, nesta sexta-feira (06/02), a edição goiana do Plano de Voo 2026, principal encontro da entidade voltado a apoiar lideranças na análise dos cenários econômicos, políticos e institucionais que poderão impactar o planejamento estratégico das empresas ao longo deste ano. O evento reuniu CEOs, empresários, economistas e executivos na sede da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio-GO).
Para o presidente da Fecomércio-GO, Marcelo Baiocchi Carneiro, a realização do evento é estratégica para o fortalecimento do setor produtivo no Estado. “Estamos discutindo com grandes empresários e empreendedores de Goiás, o que podemos esperar da economia e da política em 2026. Trata-se de um ano eleitoral, com taxa Selic elevada, mas também com muitas oportunidades. Este é o momento de buscar conhecimento e nos prepararmos para os desafios e perspectivas que virão”, destacou.
O painel de abertura foi conduzido pelo próprio presidente da Fecomércio-GO, que deu boas-vindas aos participantes e apresentou uma análise estratégica do cenário econômico atual e seus impactos para Goiás. Segundo Baiocchi, enquanto o Brasil enfrenta uma recuperação mais lenta, o Estado apresenta desempenho superior à média nacional nas projeções para este ano, impulsionado pelo fortalecimento da indústria e pelo crescimento do comércio de bens e serviços.
A gerente regional da Amcham Goiás-Brasília, Paula Bruno Reis, apresentou os resultados da pesquisa Plano de Voo 2026, que aponta que o empresariado brasileiro inicia o ano com expectativa majoritária de crescimento, mas com atenção redobrada ao ambiente macroeconômico e institucional. Entre os principais destaques do levantamento estão:
- O equilíbrio fiscal como principal prioridade esperada para o próximo governo;
- A relação Brasil–Estados Unidos como eixo central da agenda externa;
- O crescimento projetado associado a ganhos de eficiência, expansão do mercado interno e investimentos em transformação digital e inteligência artificial;
- A importância da previsibilidade e da estabilidade para decisões estratégicas de médio e longo prazo, especialmente em ano eleitoral.
“O Plano de Voo é uma iniciativa que transforma dados, cenários e percepções do empresariado em reflexões práticas para a tomada de decisão. Trazer esse debate para Goiás reforça o compromisso da Amcham em apoiar empresas com inteligência estratégica, conexão com lideranças e conteúdo qualificado, especialmente em um momento de transição política e econômica”, afirmou Paula Bruno Reis.
Uma das palestrantes convidadas, a coordenadora do Boletim Macro do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV IBRE), Sílvia Matos, apresentou uma análise do cenário econômico nacional.
“O Brasil ainda enfrenta os custos de um período de inflação elevada. O país deverá crescer menos neste ano, mas não há expectativa de recessão, e sim de desaceleração econômica. O debate eleitoral será fundamental, especialmente para a construção de um ambiente econômico sustentável. Precisamos avançar para um cenário com inflação e juros mais baixos, aliado a um Estado financeiramente equilibrado. Uma política fiscal mais eficiente, técnica e menos politizada pode beneficiar toda a sociedade e contribuir para soluções estruturais para a economia brasileira”, ressaltou a economista.
Ao final do encontro, foi realizado um painel de debates mediado pelo presidente da Fecomércio-GO, Marcelo Baiocchi, com a participação dos CEOs Alessandro de Brito Cunha (Grupo BC Energia), Gleysson Araújo (Everest Digital) e Jorge Espanha (Vetoquinol). Durante a discussão, os executivos compartilharam experiências, analisaram desafios do ambiente econômico atual e apresentaram perspectivas estratégicas para o crescimento dos negócios no Estado, reforçando a importância do diálogo entre o setor produtivo e as lideranças institucionais.
Sobre a Amcham Brasil
Fundada em 1919, a Amcham Brasil é a maior Câmara Americana de Comércio fora dos Estados Unidos e uma das principais entidades empresariais do país. A instituição conecta cerca de 3.500 empresas, que representam aproximadamente 33% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, promovendo conteúdo estratégico, conexões empresariais e atuação institucional em temas como competitividade, sustentabilidade, inovação, comércio internacional e relações bilaterais entre Brasil e Estados Unidos.