A Fecomércio-ES apresenta um panorama abrangente da economia capixaba, com análises detalhadas de cinco setores: Comércio, Serviços, Turismo, Mercado de Trabalho e Consumo. O estudo, realizado até o final de 2023, revela um desempenho positivo em todos os segmentos, com destaque para:
Comércio:
- Crescimento recorde em 2023, impulsionado principalmente pelo comércio ampliado (veículos, materiais de construção e atacado).
- Espírito Santo se destaca nas vendas de veículos, superando a média nacional e se consolidando como porta de entrada para carros elétricos importados.
- Tendências: Figital (integração físico-digital) e Fast Good (alimentação prática, rápida e saudável).
Serviços:
- Crescimento pela terceira vez consecutiva em 2023, três vezes a média nacional, impulsionado principalmente pelos Serviços Profissionais, Administrativos e Complementares (jurídicos, contábeis, consultoria, publicidade, pesquisa de mercado e aluguéis não imobiliários).
- Desafios: Criação de novas empresas e profissões exige mão de obra qualificada, especialmente em contabilidade, para lidar com os desafios da virtualização e digitalização.
Turismo:
- Recuperação gradual em 2023, com o melhor resultado desde 2015, sinalizando retomada na economia capixaba.
- Turismo de negócios em alta, gerando empregos e impulsionando diversas atividades.
- Novos investimentos: Novo Centro de Convenções na Serra e retorno dos cruzeiros marítimos a partir de 2025.
- Tendências: Utilização de IA e big data por empresas para atrair e informar turistas, realidade aumentada e virtual para divulgação de destinos.
Mercado de Trabalho:
- Crescimento constante desde 2020, com o maior nível de empregos com carteira assinada dos últimos 4 anos em 2023.
- Todos os setores apresentaram mais contratações do que desligamentos.
- Perfil: Jovens entre 18 e 24 anos com escolaridade de nível médio predominam nos setores de comércio e serviços.
- Tendências: Demanda por habilidades em IA, programação, análise de dados, gestão de sistemas inteligentes, inteligência de negócios e sustentabilidade. Modelos de trabalho híbridos, flexibilidade no ambiente de trabalho, diversidade, inclusão e ações afirmativas.
Consumo:
- Nível de satisfação (acima de 100 pontos) em 2023 para as duas faixas de renda analisadas (até 10 e acima de 10 salários mínimos).
- Endividamento histórico em 2023, com cartão de crédito como principal dívida. Inadimplência não disparou, retornando ao patamar de 2019.
- Desafios para 2024: Reduzir a inflação, baixar os juros, impulsionar o mercado de trabalho, avançar na educação financeira e combater o endividamento.
- Tendências: Crescimento de plataformas digitais para renegociação de dívidas e mudança do foco para a educação financeira.
Fecomércio-ES:
- Entidade que representa 374.523 empresas no Espírito Santo, com presença em 15 municípios.
- Missão: Contribuir para o desenvolvimento social e econômico do estado.
- Projeto Connect: Parceria para pesquisas e análises aprofundadas da economia capixaba.
O material foi elaborado pela equipe de pesquisadores, mestres e doutores, do Connect Fecomércio ES – Eixo Observa, a partir do tratamento e análise dos dados disponibilizados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), pelo Ministério do Trabalho (MTE) e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).O projeto Connect é uma parceria da Fecomércio-ES, Faesa Centro Universitário, Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti-ES), Fapes e Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI).