Representantes da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF) participaram da etapa regional da II Conferência Nacional do Trabalho, realizada nos dias 1º e 2 de outubro, na sede do Sinduscon-DF. O encontro, promovido em formato tripartite, com a participação de representantes laborais, patronais e governamentais, aconteceu na sede do Sinduscon-DF e teve como foco o fortalecimento do emprego e das relações de trabalho.
As discussões ocorreram em grupos temáticos, que elaboraram e aprovaram 15 propostas validadas em plenária. As contribuições foram encaminhadas para a etapa nacional da II Conferência Nacional do Trabalho, prevista para março de 2026, em São Paulo (SP).
Os debates se concentraram em quatro eixos principais:
• Relações do trabalho
• Mercado e futuro do trabalho
• Políticas públicas de emprego, trabalho e renda e seus fundos de financiamento
• Proteção e inclusão produtiva
Durante o evento, também foram eleitos cinco delegados titulares e três suplentes da bancada empresarial que representarão o Distrito Federal na conferência nacional.
Para o consultor jurídico da Fecomércio-DF, Silvio Oliveira, o evento reforçou a importância do diálogo social e da negociação coletiva. “A Fecomércio-DF já tem atuado para fortalecer os acordos coletivos, que trazem segurança jurídica a empregadores e empregados, reduzem conflitos e asseguram equilíbrio nas relações de trabalho. É por meio da negociação coletiva que conseguimos ajustar a lei às realidades locais e setoriais, sempre com responsabilidade e compromisso. A Conferência Nacional será mais uma oportunidade de reforçarmos nosso trabalho”, explicou Oliveira.
A conferência tem grande relevância para o Sistema Comércio do DF, considerando o peso do setor no mercado formal. De acordo com o Caged-MTE, até maio deste ano o Distrito Federal registrava 1.035.941 vínculos formais de trabalho. Desses, o setor de serviços privados responde por 48,7% (503.899 empregos), e o comércio, por 18,4% (190.442 empregos). A Fecomércio-DF representa 27 sindicatos e as categorias não organizadas do setor.
Abertura
A cerimônia de abertura foi realizada na noite de 1º de outubro. O presidente da Fibra, Jamal Jorge Bittar, representou as Federações do Comércio, Transporte e Agricultura. Em seu discurso, destacou a importância de encontros periódicos para atualização das políticas de emprego:
“As políticas de emprego são dinâmicas. Elas exigem encontros como este a cada dois ou três anos. É fundamental manter o diálogo para assegurar direitos e acompanhar as mudanças do mercado de trabalho.”
Organização
A II Conferência Nacional do Trabalho é organizada por uma comissão tripartite e paritária, composta pelo Ministério do Trabalho e Emprego, centrais sindicais e confederações patronais.
A fase preparatória, em andamento entre setembro e dezembro, ocorre por meio das etapas estaduais e distrital, conduzidas por Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego, Secretarias do Trabalho e representações de trabalhadores e empregadores.