Um dos mais importantes espaços culturais do estado da Bahia, o Teatro Sesc Casa do Comércio reabre as portas totalmente requalificado e pronto para receber o público e artistas que o acompanham ao longo desses mais de 30 anos de história. O espaço possui uma área total de 3.606,05m², 521 cadeiras, 10 espaços para cadeirantes, equipamentos modernos e móveis assinados pelo premiado designer baiano, Aristeu Pires. Marcando a reaberuta, no dia 27 de junho, Carlinhos Brown apresentará o show “Umbalista”, em um evento fechado para convidados.
A solenidade de reinauguração terá a presença do presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia e dos Conselhos Regionais do Sesc e Senac, Kelsor Fernandes, do diretor regional do Sesc Bahia, Marconi Sousa, representantes da CNC, das Federações do Comércio e do Sistema Fecomércio-BA, representantes do Estado e do Município, produtores, artistas e imprensa.
Além de devolver esse equipamento cultural tão importante para os baianos, Kelsor Fernandes destaca que a reinauguração do Teatro representa um dos tópicos centrais dos objetivos estratégicos da sua gestão, voltado para clientes e sociedade: ampliar a participação dos Trabalhadores do Comércio de Bens, Serviços e Turismo e seus dependentes nas atividades do Sesc; aumentar a satisfação do cliente; e expandir a visibilidade institucional do Sesc.
“Esta reabertura é aguardada por produtores culturais, classe artística e população de Salvador. Após permanecer fechado por três anos, o espaço reabre, totalmente modernizado, ocupando o lugar de maior teatro, em funcionamento, na Bahia”, declara o presidente, que este mês completa 1 ano à frente da Fecomércio-BA.
Idealizado e desenhado nos anos 1980 pelos arquitetos Fernando Frank, Otton Gomes e Jader Tavares, o Teatro Sesc Casa do Comércio já nasceu moderno, e passou, agora, por uma requalificação que envolveu obras civis no palco, plateia, camarins, foyer, em acessibilidade, além da modernização do sistema de som e luz, do café bar, troca de poltronas, carpete e dos revestimentos acústicos.
Tudo isso para abrigar os diversos projetos e ações ligadas as artes cênicas, artes visuais, literatura e música, consolidando-se como um dos mais importantes espaços culturais da cidade e do estado e reafirmando o papel do Sesc enquanto Instituição que promove e incentiva o acesso à Cultura.
“Estamos entregando à sociedade um equipamento completamente modernizado. O melhor equipamento cultural do estado da Bahia, não o maior em espaço. Porém, superior em termos de sonorização, iluminação, conforto e acessibilidade. Tudo isso localizado no centro financeiro de Salvador”, comemora Marconi Sousa.
Shows abertos ao público
O reencontro do público com o Teatro Sesc Casa do Comércio vai acontecer a partir de 1º de julho. Flávia Wenceslau, Nando Reis, Elba Ramalho, Ana Mameto, Vanessa da Mata, Flávio Venturini, Abba The History, Sulivã Bispo e Irmãos Macêdo são alguns dos artistas que irão ocupar o palco do melhor teatro do estado. Mais informações sobre a programação estão disponíveis no site sescbahia.com.br, e nas redes sociais @sescba e @teatrosesccasadocomercio.