No dia 4 de dezembro, a Fecomércio-BA recebeu o Prêmio Lixo Zero 2025, na categoria Comércio Lixo Zero, em solenidade realizada no Encontro Nacional de Boas Práticas desse setor, em Brasília-DF. O superintendente da Fecomércio BA, Nelson Daiha Filho, representou o presidente do Sistema Comércio BA, Kelsor Fernandes, na ocasião.
O reconhecimento reflete a conquista da nota máxima no Selo Lixo Zero pelo trabalho desenvolvido no edifício-sede da Fecomércio-BA, a Casa do Comércio, em Salvador-BA. O Selo Lixo Zero é uma premiação de renome internacional que certifica empresas e instituições comprometidas com a redução de resíduos e a promoção de práticas sustentáveis. No âmbito do Sistema Comércio Nacional, a Bahia é o primeiro Regional a conquistar o prêmio.
A conquista é também um reflexo da implementação do Programa Ecos da CNC – Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, na Bahia. Na metodologia do Instituto Lixo Zero Brasil, são analisados critérios como educação e conscientização ambiental, ações de reciclagem, compostagem, redução e reuso de materiais, ações sociais, além do encaminhamento correto dos resíduos produzidos no prédio.
“A obtenção do Selo Lixo Zero é um marco para a Casa do Comércio e o próprio Sistema Comércio no Brasil, reforçando nosso compromisso com a sustentabilidade. O comércio é a principal força econômica do Estado e tem o potencial de gerar impactos positivos duradouros, criando uma cadeia de valor, na economia circular, que respeita e valoriza o meio ambiente. Que esse reconhecimento possa servir de inspiração para que mais empresas na Bahia priorizem práticas responsáveis”, destacou Kelsor Fernandes, presidente da Fecomércio-BA.
Informações detalhadas sobre o Selo Lixo Zero e suas diretrizes podem ser consultadas no site oficial: www.selolixozero.com.br.