Fecomércio-AL realiza capacitação como forma de transformação social

Compartilhe:

Segundo dados oficiais do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o município alagoano de Poço das Trincheiras tem 893 trabalhadores formais, sendo 672 funcionários públicos e 221 celetistas. Estabelecer políticas públicas para modificar essa realidade é o desafio do prefeito, José Valmiro Gomes, que esteve, no dia 18 de agosto, em reunião com Gilton Lima, presidente da Fecomércio-AL, na sede da entidade. O encontro foi articulado pelo deputado estadual Ronaldo Medeiros (MDB), que acompanhou a reunião.

O objetivo foi buscar parcerias com a Fecomércio-AL visando à  capacitação de mão de obra para fomentar emprego e renda na cidade. “Estamos à disposição para fazer convênios. Podemos ajudar, por meio do Instituto Fecomércio, a perceber quais cursos e ações vão contribuir para o município”, disse Lima. Isso porque, ao se identificar a vocação do município, a escolha dos serviços a serem oferecidos fica mais assertiva, potencializando os resultados.

A possibilidade de contar com a expertise do Sistema foi bem aceita pelo gestor público. Desde que assumiu o cargo no início do ano, ele disse que sua equipe vem buscando alternativas para transformar a realidade. “Nós temos feito um esforço muito grande para enfrentar essa realidade que é cruel. Das 14.400 pessoas, nós temos 8.600 abaixo da linha da pobreza. Temos uma classe de jovens bastante interessante, e é preciso investir pesadamente na educação, que é o caminho”, afirmou. Para o prefeito, a capacitação vai contribuir para a manutenção de profissionais qualificados na cidade, pois muitos jovens buscam oportunidades em outras regiões. Além disso, políticas públicas na área da agricultura serão fundamentais, uma vez que o município tem 85% da população morando na área rural. “O grande problema é compreendermos a realidade para investirmos dentro dessa concepção, porque senão nós vamos ficar eternamente naquela situação em que o serviço público é o maior empregador”, complementou.

Leia mais

Rolar para cima