Fecomércio-AC recebe embaixador do Peru no Brasil

Compartilhe:

“O Turismo é uma atividade que gera emprego, oportunidades, promoção de empreendimentos. Por isso é que, para nós, essa ação é de muita importância, principalmente neste período de retomada das atividades.” Estas foram as palavras do embaixador do Peru no Brasil, Javier Yepez, ao comentar as comemorações do Dia Mundial do Turismo, celebrado no dia 27 de setembro. A Fecomércio-AC, em parceria com o Sebrae no Acre, planejou uma série de ações ao longo da data, envolvendo inclusive uma aula show de Gastronomia com ênfase nas culinárias do Peru e Brasil.

Ainda segundo Yepez, as festividades são importantes não apenas do ponto de vista econômico, mas principalmente da interação entre os países. “Temos uma mesma fronteira, enfrentamos problemas comuns. Por isso, nada mais justo que nos esforcemos juntos para superar este momento de pandemia”, enfatizou o embaixador.

O presidente da Fecomércio-AC, Leandro Domingos, relembrou que esta é uma iniciativa da entidade, mas é também um trabalho conjunto entre Brasil, Peru e Bolívia para fortalecer uma aproximação entre os povos. “Nós, representantes do setor produtivo, visamos às transações de compra e venda, mas, na verdade, um dos objetivos principais é integrar nossos povos. Hoje, temos uma oportunidade com a Estrada do Pacífico, que pode nos aproximar ainda mais. Estamos há muito trabalhando nisso, e sabemos que ainda temos barreiras imensas, mas estamos nos fortalecendo para concretizar esse antigo sonho de um desenvolvimento sustentável em nossa região”, disse.

Para o coordenador de Turismo do Sistema Fecomércio-AC, João Bosco Nunes, o dia foi festivo. “É a retomada do Turismo, e hoje temos a cadeia produtiva toda em festa; fomos o primeiro setor a parar as atividades neste momento de pandemia, e agora estamos nos fortalecendo para a volta desse segmento tão grandioso”, reforçou.

 

Aumento do fluxo entre Brasil e Peru

De acordo com Milagros Ochoa, da Comissão de Promoção do Peru para a Exportação e o Turismo (PromPerú Brasil), de 2015 a 2019, o fluxo de brasileiros indo ao Peru pela Estrada do Pacífico cresceu 54%. “Este é o resultado de um trabalho que realizamos no Brasil em 2015, e o fluxo de peruanos indo para o Acre também apresentou um aumento de aproximadamente 32%. O Acre tem potencial para ser um lugar de Turismo entre Brasil e Peru, e vamos colaborar com o Estado para que empresas de Turismo do Brasil inteiro façam roteiros integrados passando pelo Acre”, afirmou.

O diretor-técnico do Sebrae no Acre, Lauro da Veiga Santos, reforçou o sentimento e relembrou da parceria entre a Fecomércio-AC e o Sebrae no Acre. “O Sebrae sempre apoiando este evento, e temos a imensa satisfação de receber nossos amigos peruanos. Tratamos não apenas do Turismo, mas também da integração comercial entre o Peru e o Brasil neste pós-pandemia. A visita desta caravana peruana é de suma importância não apenas para a gente, mas para a Fecomércio e o próprio governo do Estado.

O vice-governador do Estado, Major Rocha, também participou do evento, e aproveitou para expressar agradecimento às entidades organizadoras. “O Brasil é o terceiro parceiro econômico do Peru, e nós precisamos fazer com que o Acre participe desses negócios. Esta ação da Fecomércio-AC nos deixa ainda mais próximos”, finalizou.

 

Leia mais

Rolar para cima