A Federação Nacional dos Despachantes Aduaneiros (Feaduaneiros), representando a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), marcou presença na recente edição da Reunião Regional do Setor Privado, promovida pela Organização Mundial das Aduanas (OMA), em Bruxelas, na Bélgica, de 24 a 26 de junho. Importantes líderes dos setores público e privado, além de formadores de opinião atuantes no comércio exterior se reuniram para discutir questões relevantes, tais como o tema Aduana Verde e seus Impactos na Economia. José Carlos Raposo Barbosa, presidente da Feaduaneiros e do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do Estado de Pernambuco (Sindape), Célia Regina Gomes, diretora da Feaduaneiros e presidente do Sindaerj, e Flávio Demétrio da Silva, diretor da Feaduaneiros e presidente do SDA PR/SC, compuseram a comitiva brasileira.
“Posso dizer que, em nome da Feaduaneiros, nos sentimos honrados de expandir os nossos horizontes e representar os interesses da CNC na Reunião Regional do Setor Privado da OMA, em Bruxelas. Um evento importantíssimo para o nosso segmento e que traz consigo discussões enriquecedores à cerca das alfândegas e tendências do nosso mercado”, afirmou Raposo.
A programação do encontro incluiu reuniões entre os setores público e privado no auditório da OMA, com a presença de Ricardo Treviño Chapa, secretário-geral adjunto da organização, e uma visita ao Porto de Antuérpia, com a presença de convidados, como os representantes da Feaduaneiros, da Asociación Americana de Profesionales de Aduana (Asapra) e Afonso Rojas, presidente do Grupo Regional do Setor Privado (GRSP) das Américas e Caribe.
O Porto de Antuérpia-Bruges, segundo maior da Europa, é uma peça vital para a economia belga. Com mais de 300 serviços regulares que alcançam mais de 800 destinos globalmente, o porto destaca-se pela sua conectividade internacional e compromisso com o crescimento sustentável. Além de movimentar aproximadamente 290 milhões de toneladas de carga marítima anualmente, o Porto de Antuérpia-Bruges abriga o maior cluster químico integrado da Europa. Durante a visita, a delegação também explorou um armazém com 50.000 metros quadrados dedicados ao café de diversas partes do mundo, além de visitar o terminal da MSC e de carros, pontos centrais na operação logística eficiente do porto.
Próximos eventos
Além da participação na Reunião Regional, a parceria entre a Feaduaneiros com a OMA e a Asapra se estende para este ano. Logo após a 55ª Assembleia Geral Internacional Asapra, a ser promovida pela Federação nos dias 10 e 11 de novembro, no Rio de Janeiro, a entidade estará presente ainda , de forma ativa, na 2024 WCO Technology Conference & Exhibition, nos dias 12 a 14 de novembro, também na capital carioca.
Com o tema “Fronteiras digitais: alfândegas abraçando a inovação com parceiros tradicionais e novos”, a Feaduaneiros se apresenta como agente propulsor das pontes aduaneiras. A entidade contribuirá com soluções inovadoras sob a intenção de se conectar com líderes do comércio exterior e importantes players do mercado, impulsionando, assim, o futuro do segmento.