Feaduaneiros participa de seminário internacional

Compartilhe:

Presidente da Feaduaneiros, José Carlos Raposo Barbosa. Crédito: Edgar Marra
Presidente da Feaduaneiros, José Carlos Raposo Barbosa. Crédito: Edgar Marra

A Federação Nacional de Despachantes Aduaneiros (Feaduaneiros), entidade com 70 anos filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviço e Turismo, é presença confirmada no IX Seminário Internacional OEA, promovido pela Procomex sobre gestão coordenada de fronteiras. O evento ocorre no Hotel Renaissance, em São Paulo, nos dias 24 e 25 de maio.

O presidente da Feaduaneiros, José Carlos Raposo Barbosa, lidera um grupo de onze presidentes e representantes dos sindicatos do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Bahia, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná-Santa Catarina, Santos e Manaus.

Para ele, é muito importante para o profissional aduaneiro atualizar-se em eventos desta natureza. “Vamos tratar da importância da cadeia logística segura para uma fronteira integrada e coordenada, bem como conhecer, com mais profundidade, o Programa Operador Econômico Autorizado (OEA – sigla que dá nome ao seminário) no Brasil e o futuro do e-commerce nos programas de segurança e conformidade”, explica.

Entre os palestrantes confirmados, destacam-se:

· Lars Karlsson – Diretor Global de Consultoria Comercial e Alfandegária – Maersk
· Jackson Aluir Corbari – Subsecretário de Administração Aduaneira – RFB
· Fabiano Diniz – Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil, Chefe do Centro Nacional de Operadores Econômicos Autorizados – RFB
· Ernani Argolo Checcucci Filho – Especialista Sênior em Facilitação do Comércio – Banco Mundial
· Cristobal Hernandes – Diretor – U.S. Customs and Border Protection (CBP)
· Mario de Marco – Delegado Alfândega do Aeroporto Internacional de São Paulo / Guarulhos – RFB
· Anderson Leme Siqueira – Analista Tributário – RFB

Promotora do evento, a Aliança Pró Modernização Logística de Comércio Exterior (PROCOMEX), fundada em 2004, reúne mais de 125 instituições do setor produtivo, entidades bilaterais, especialistas e agentes do comércio exterior brasileiro que comungam da mesma visão: que os países podem ser mais competitivos se tiverem sistemas aduaneiros mais céleres e confiáveis.

O braço operacional da Aliança é o Instituto Aliança PROCOMEX, que congrega especialistas e agentes do comércio exterior, mantendo relações de alto nível de colaboração com todos os órgãos, instituições públicas intervenientes e anuentes nos processos aduaneiros.

Mais informações sobreo seminário podem ser obtidas no link: Seminário Internacional OEA

Sobre a Feaduaneiros – A Federação Nacional dos Despachantes Aduaneiros foi criada em 21 de abril de 1953, com o objetivo de congregar e representar a categoria econômica dos Despachantes Aduaneiros em todo o território nacional. Suas atribuições incluem a luta pelos direitos e interesses da categoria, com representatividade para conciliar divergências e conflitos entre os sindicatos afiliados, bem como promover a solidariedade e a união de toda a classe profissional; bem como defender os princípios de liberdade para o exercício da profissão, a lealdade na concorrência e a ética no desempenho da atividade profissional.

Leia mais

Rolar para cima