FBHA defende a campanha Todo Brasil é Turismo

Compartilhe:

No dia 8 de maio, foi lançada a campanha intitulada Todo Brasil é Turismo, com o intuito de celebrar o Dia Nacional do Turismo e, além disso, valorizar o trade, que, desde o início da pandemia, sofre com perdas progressivas dentro do setor. Ciente da importância desse debate, a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) se aliou à causa e apresentou, publicamente, o seu apoio à ação.

“O Turismo movimenta o Brasil. Quando as atividades ficam estagnadas, a renda de milhões de famílias é afetada. Apenas no ano passado, tivemos uma perda de 35,5 mil estabelecimentos, o que foi considerado o maior prejuízo anual desde 2016. Por isso, essa campanha se torna extremamente necessária e, sem dúvida, possui o nosso apoio. A cada novo mês, aumentamos ainda mais os prejuízos para o segmento, o que impacta a vida dos brasileiros de uma forma drástica”, contextualiza Alexandre Sampaio, presidente da entidade.

De acordo com a CNC, os setores que mais registraram perdas operacionais, em 2020, foram os setores de alimentação fora do lar e de hospedagem, acumulando perdas de R$ 28,61 mil e R$ 3,04 mil, respectivamente.

Esse problema desencadeou o aumento do desemprego dentro da área. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), foram eliminados 397 mil postos de trabalho formal dentro das atividades turísticas, sendo considerado um recuo de 12,8%.

“Essa campanha busca reverter esse cenário. Queremos que o setor tenha voz e mostre a sua relevância dentro de todo o território brasileiro. Dependemos do avanço da vacinação para a retomada, de fato, começar;  entretanto, pequenas ações fazem diferença. Alimentar o comércio, como um todo, é uma forma de minimizar a crise econômica que estamos enfrentando”, pontua Sampaio.

 

Leia mais

Rolar para cima