Faculdade Senac Pernambuco promove inclusão e aprendizado para a terceira idade

Compartilhe:

A Faculdade Senac Pernambuco tem se destacado no cenário educacional ao promover a inclusão e o aprendizado contínuo para a terceira idade por meio do Programa Faculdade Aberta à Terceira Idade (Fati). Com inscrições abertas para a próxima edição do programa, até 4 de julho, a instituição oferece mais de 30 vagas gratuitas em disciplinas de graduação e cursos de extensão. O projeto proporciona oportunidade única para os idosos se engajarem em atividades educacionais e benefícios significativos para o seu desenvolvimento pessoal.

O FATI tem como objetivo principal promover a integração e o desenvolvimento educacional, sociocultural e intergeracional dos idosos em Pernambuco. Através de atividades educacionais, os participantes têm a chance de ampliar seus conhecimentos em áreas como Administração, Gestão Comercial, Design de Moda, Estética e Cosmética, Gastronomia e Análise de Desenvolvimento de Sistemas.

Depoimentos de participantes anteriores do Fati destacam os benefícios do programa, como a estimulação cognitiva, a socialização e o fortalecimento da autoestima. Muitos idosos relatam transformações positivas em suas vidas, tanto pessoal quanto profissionalmente, após participarem do programa.

Exemplo disso é o da socióloga e servidora pública aposentada, Cilene Cadena da Mata. Ela decidiu voltar a estudar aos 61 anos e ingressou na FacSenac PE através do Programa Faculdade Aberta à Terceira Idade (Fati) em 2022. Cilene concluiu a disciplina Design, Cultura e Sociedade, do curso de Design de Interiores, apresentando um trabalho sobre a ressignificação da Casa da Cultura como um espaço de cultura integrado ao Meio Ambiente e ao mangue.

“Foi muito gratificante retornar ao ambiente do conhecimento. Posso dizer que foi muito prazeroso e, ao mesmo tempo, desafiador. Tive a oportunidade de conhecer e entender sobre o que é design, pois antes era uma incógnita para mim. O Fati me deu uma nova perspectiva e vontade de voltar a estudar, agregar valor à minha história, à minha formação na Sociologia. Voltar a estudar melhorou minha autoestima. Até meus filhos falaram que eu mudei. Foi muito transformador”, destaca Cilene.

Saiba mais sobre o programa Programa Faculdade Aberta à Terceira Idade e inscrições em https://faculdadesenacpe.edu.br/processo-seletivo/fati

Leia mais

Rolar para cima