Expovinhos Vitória 2023 movimenta R$ 30 milhões em negócios

Compartilhe:

ExpoVinhos 2023 | Foto: Marcos Salles

A 13ª edição da Expovinhos Vitória 2023, evento correalizado pela Fecomércio-ES, nos dias 12 e 13 de julho, reuniu importadores, produtores e apreciadores de vinho de várias partes do Brasil e do mundo, trazendo as novidades do segmento e movimentando cerca de R$ 30 milhões em negócios. Na feira, os visitantes puderam conhecer 1.400 rótulos de bebidas de 16 países.

Segundo o presidente da Fecomércio-ES, Idalberto Moro, a ExpoVinhos se tornou o segundo melhor momento de venda de vinhos no Espírito Santos, atrás apenas das vendas de final de ano.

“É uma alegria compartilhar o evento, que se tornou um dos principais do Brasil. Recebemos empresários do varejo capixaba, de outros estados e de outros países. A cada ano que passa, a ExpoVinhos se consolida como a maior feira do segmento no Espírito Santos e uma das maiores do Brasil”, comemora Moro.

Um dos fundadores do evento, José Olavo Medici Macedo, atual presidente do Conselho Estadual de Turismo (Contures), afirma que a feira superou todas as expectativas.

“Tivemos público bem acima do esperado e, o mais importante, de muita qualidade. Muitos empresários vieram para conhecer novidades do setor e realizar negócios. A maioria dos negócios são fechados após a feira. Os expositores também ficaram satisfeitos com os contatos feitos. É uma satisfação muito grande ter esse retorno”, conta.

Projeto de lei

Na abertura da ExpoVinhos, foi assinado pelo governador Renato Casagrande um decreto e um projeto de lei para desonerar a cadeia do vinho no Estado. O regime de tributação sobre a comercialização de vinhos no Espírito Santo deixará de ser feito por substituição tributária, passando a ser praticado o regime de antecipação parcial do imposto.A mudança entra em vigor em janeiro de 2024.

“Comemoramos também a novidade da mudança na tributação, anunciada na ExpoVinhos, que passa a valer em janeiro. Vai permitir que as empresas tenham condições de igualdade, estejam no mesmo patamar e ainda garantir um mercado mais justo para a cadeia comercial do vinho no Estado”, celebrou o presidente Idalberto Moro.

Leia mais

Rolar para cima