05/11/2019
A Fecomércio-SC promove, até esta quinta-feira (7), o 12º Knowledge Cities World Summit (KCWS), encontro que reúne em Florianópolis alguns dos maiores especialistas em desenvolvimento de cidades do mundo. É a primeira vez que o KCWS é realizado no Brasil, reunindo, no Hotel Sesc Cacupé, a academia, o governo, a sociedade e os empresários para debater como tornar o dia a dia das pessoas melhor nas cidades e apresentar soluções para problemas históricos como inclusão social, mobilidade e preservação do meio ambiente. “Uma oportunidade para quem pensa, administra ou estuda os municípios”, diz a coordenadora do evento e presidente da Câmara de Tecnologia e Inovação da Fecomércio-SC, Jamile Sabatini Marques.
O evento conta com a correalização do Sebrae-SC e do World Capital Institute (WCI), um think tank internacional que promove o entendimento e a aplicação do conhecimento como alavanca do desenvolvimento. O tema da conferência deste ano, Inovação e Sustentabilidade na Era do Conhecimento, mostra como a tecnologia e a inovação devem ser aplicadas nas cidades, visando ao desenvolvimento econômico, social e proteção aos ecossistemas, seguindo o conceito da ONU.
A programação prevê oito plenárias, conduzidas por 40 especialistas de renome nacional e internacional. Também estão programadas palestras simultâneas entre uma sala principal e duas paralelas com assuntos como modelos econômicos alternativos, mercados de conhecimento, desenvolvimento de ecossistema de inovação e de empreendedorismo, cidades inteligentes, inovação social, economias disruptivas e desenvolvimento urbano sustentável.
No encerramento do KCWS, no dia 7 de novembro, haverá o Tour da Inovação por alguns dos principais polos de tecnologia e inovação de Florianópolis: Sapiens Park, Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) e o Centro Empresarial para Laboração de Tecnologias Avançadas (Celta). O objetivo é mostrar ao mundo o que a capital catarinense está fazendo para ter reconhecimento internacional de cidade inovadora e sustentável.