Estão abertas as inscrições para o Festival Internacional Sesc de Música

Compartilhe:

Democratizar a música de concerto para os mais diversos públicos é um dos objetivos do Festival Internacional Sesc de Música. Em sua11ª edição, que acontecerá de16 a 27 de janeiro de 2023, em Pelotas, o evento recebe inscrições de músicos e estudantes interessados nos cursos de instrumentos, choro, composição e canto lírico. Mas o cunho social do festival não está apenas na oferta de educação musical gratuita, mas também em levar recitais e espetáculos para vários locais da cidade, como hospitais, igrejas, asilos, sem custo algum para a comunidade.

Parte desse trabalho, reconhecido como um dos maiores eventos de música de concerto da América Latina, acontece em parceria com a Orquestra Estudantil Areal e a Orquestra Estudantil Municipal, composta por estudantes das redes públicas estadual e municipal de Pelotas, sob a coordenação de Lys Ferreira. “O festival é um fenômeno único, uma experiência que transforma a vida dos jovens. O carinho do público e dos parceiros que não apenas admiram, mas colaboram com a continuação das atividades é o que garante o sucesso e o engajamento da juventude que encontra, através da música, um sentido para viver, a força para ser agente de construção de suas próprias trajetórias, um caminho diferente da violência, em que contribuem para a criação de justiça social e esperança para os que virão depois”, enfatiza Lys.

Desde 2017, as Orquestras Areal e Municipal compõem a programação do Festival Internacional Sesc de Música. Com mais de 120 participantes entre as duas iniciativas, realizadas e mantidas com apoio das Secretarias de Educação de Pelotas e do Rio Grande do Sul, os grupos viram seu potencial e alcance aumentarem com base na integração com o evento. De qualquer lugar do mundo, crianças, jovens e adultos estão convidados a se juntar aos estudantes pelotenses no aprendizado de Violino, Viola, Violoncelo, Contrabaixo, Flauta Oboé (Corne-inglês), Clarinete, Fagote, Trompa, Trompete, Trombone Tenor, Trombone Baixo, Tuba, Saxofone, Eufônio, Harpa, Percussão para Música de Concerto, Piano, além de Canto Lírico, Composição e aulas de Choro (que integram as práticas de Violão, Sopros, Acordeom, Bandolim, Percussão e Cavaquinho). São mais de 250 vagas abertas com bolsas de estudo integrais e parciais.

As inscrições devem ser feitas pelo site até o dia 12 de agosto.

 

Leia mais

Rolar para cima