Culinária brasileira, muito prazer: tradições, ingredientes e 200 receitas de grandes profissionais do país, de Roberta Malta Saldanha, é mais uma obra a entrar no hall de livros premiados da Editora Senac Rio. O livro foi o campeão deste ano na premiação Melhores da Culinária Prazeres da Mesa. A editora carioca teve recentemente duas publicações vencedoras do prêmio Jabuti: Ecochefs: parceiros do agricultor (do Instituto Maniva) e Receitas do Favela Orgânica: aproveitamento integral de alimentos (de Regina Tchelly).
Os finalistas da mais democrática premiação da gastronomia brasileira foram selecionados por um júri de 277 especialistas, chefs, jornalistas e outros profissionais da gastronomia. E o público decidiu, com cerca de 40 mil votos, os vencedores de 2024.
O grande destaque do livro campeão são os ingredientes regionais, muitos deles com raízes nos ensinamentos indígenas. Em suas páginas, é apresentada ao leitor uma coletânea diversificada de receitas de chefs e de profissionais renomados de cozinha, cuidadosamente selecionadas para contar a história do Brasil e ajudar a compreender as nuances culinárias de cada região. Cada prato é mais que uma simples receita: é uma narrativa que revela a história e a identidade brasileira.