Participação recorde do estado é um marco na trajetória do Senac RJ nas Competições. No ano passado, instituição conseguiu a medalha de ouro na WorldSkills, na França, na categoria Cabeleireiro
Dez estudantes do Senac-RJ irão representar o Rio de Janeiro na próxima edição das Competições Senac, que serão realizadas de 16 a 21 de setembro, no Riocentro. Trata-se da maior participação do estado até o momento nesse desafio nacional, que seleciona os melhores estudantes de educação profissional do Brasil. Os medalhistas de ouro nessa etapa irão integrar o Time Brasil que disputa a 48ª WorldSkills, maior competição mundial de educação profissional, que será realizada em 2026 na China, reunindo 67 países e mais de 1600 competidores.
As Competições Senac reúnem estudantes do Senac de 23 estados brasileiros e do DF em três dias de provas que simulam situações reais do exercício profissional. Desde 2016, a iniciativa avalia a excelência de jovens profissionais que atuarão no setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo no país. O Senac-RJ participa do evento desde 2018 e todos os participantes fluminenses que já competiram no evento nacional conquistaram medalhas.
O número recorde de estudantes fluminenses nas Competições deste ano é mais um marco na trajetória ascendente do Senac-RJ nos desafios de educação profissional. No ano passado, duas competidoras do Senac-RJ conquistaram vaga para a WorldSkills e a estudante Bruna Pimentel, subiu ao topo do pódio da competição mundial conquistando a medalha de ouro na categoria Cabeleireiro. A instituição também disputou na ocupação Recepção de Hotel, com Vanessa Coelho.
Nas Competições Senac, o Rio de Janeiro será representado por Maria Eduarda Souza, de 18 anos, na ocupação Cabeleireiro. Na área de Confeitaria, compete Sophia Oliveira, de 21 anos. Em Recepção de Hotel, Ana Carolina Detrano, de 21, enfrenta o desafio. Nathália de Lima, de 18 anos, é a competidora de Cuidados de Saúde e Apoio Social. Na ocupação de Cozinha, Giovana Castilho, de 19 anos, irá disputar as provas. Anna Maria Del Huerto, de 21, compete na ocupação de Estética e Bem-Estar. Já Matheus Ribeiro, de 20 anos, participa da categoria Florista. Serviço de Restaurante é representado por Saul Lima Coelho, de 20 anos. Já Gabriel Christino, de 27, disputa na ocupação Desenvolvimento de Sistemas e Pedro Henrick Gomes, de 21 anos, compete em Aplicações web e mobile.
Circuito Competições
Durante o treinamento, os competidores realizam práticas relativas à profissão, em que são exigidas atuações precisas e cronometradas, e contam com o auxílio de profissionais referência em suas áreas, que transmitem melhores práticas do mercado, compartilham inovações técnicas e tecnológicas e experiências. Esse processo exige a mobilização de uma série de recursos e o desenho de novos processos dentro do Senac RJ.
Por isso, é importante que o resultado da participação na competição vá muito além da medalha. Para garantir que o processo das competições não se encerre em si mesmo, o Senac RJ criou o programa Circuito, que garante o compartilhamento do aprendizado, deixando um legado que retroalimenta o negócio: disseminando novas práticas, compartilhando conhecimentos, tornando esta ação contínua e permanente para inspirar colaboradores e alunos.