Governador Ibaneis Rocha pede união em movimento contra cortes; Codese apresenta avanços e reforça compromisso com a transparência
A defesa do Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF) foi tema central da 4ª Reunião de Governança CODESE-GDF, realizada em 3 de dezembro, no auditório do Sinduscon-DF. O evento reuniu líderes empresariais, autoridades do GDF e o governador Ibaneis Rocha, que destacou a importância da união de todos os setores para evitar cortes no Fundo, essencial para áreas como saúde, educação e segurança.
Entre os presentes estavam o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, o secretário de Governo José Humberto Pires, além de presidentes de entidades como Fibra, CEB, Caesb e BRB. “Atenderemos ao chamado do governador para mobilizar esforços em torno dessa importante causa”, afirmou Freire.
Nas redes sociais, ele alertou sobre os riscos de uma possível redução no FCDF, que pode afetar salários, investimentos e consumo. O tema será debatido na próxima reunião de diretoria da Fecomércio-DF, com líderes de 27 sindicatos, representando mais de 227 mil CNPJs e milhares de trabalhadores do comércio e serviços.
O encontro também abordou avanços das 17 Câmaras Técnicas do Codese-DF, que seguem o plano “O DF que a gente quer em 2040”. Ibaneis reforçou o compromisso com o desenvolvimento sustentável e elogiou a parceria com o Codese. A entidade lançou uma plataforma que permitirá à população acompanhar ações do plano, promovendo transparência e engajamento.