O combate à pirataria ganha novo capítulo já no início do verão 2022. Em Tramandaí, a operação da Polícia Civil apreendeu aproximadamente 3 mil óculos falsificados de seis estabelecimentos comerciais no centro da cidade, no dia 12 de janeiro.
A ação contou com 15 policiais, além do apoio de técnicos do Sindióptica-RS, da Comissão de Combate à Informalidade da Fecomércio-RS e da Delegacia do Consumidor (Decon).
Os estabelecimentos foram notificados, e grande parte do volume apreendido era de óculos de sol e de grau sem procedência, além de lentes que trazem danos à saúde visual. A operação, que busca coibir a venda de produtos pirata, também visa alertar comerciantes que vendem produtos na contravenção, assim como orientar os consumidores desavisados sobre os prejuízos que uma lente de óculos sem proteção pode acarretar, levando a danos irreversíveis para a visão, causando até cegueira.
Para o presidente do Sindióptica-RS, André Roncatto, é no período do verão e no litoral que o consumidor busca adquirir óculos de sol, porém buscando a oferta pelo preço mais baixo, mas sem nenhum filtro ou proteção. “As pessoas são iludidas porque acreditam fazer um investimento, mas estão comprando um produto pirata sem qualquer proteção”, aponta.