Bem vindo ao portal do comércio de bens, serviços e turismo brasileiro

Começaram as Competições Senac de Educação Profissional

Compartilhe essa publicação:

Estrutura das Competições Senac de Educação Profissional na Praça do Papa, em Vitória (Foto: Tiago Marcarin / Trend Criativo)

A capital do Espírito Santo recebe mais uma vez as Competições Senac de Educação Profissional. De 24 a 27 de outubro de 2023, na Praça do Papa, um dos espaços mais populares de Vitória, 61 competidores de 21 estados e do Distrito Federal mostram seus talentos em sete ocupações do setor do comércio de bens serviços e turismo: Cozinha, Estética e Bem-Estar, Florista, Cabeleireiro, Cuidados de Saúde e Apoio Social, Recepção de Hotel e Serviço de Restaurante. E você pode acompanhar tudo ao vivo.

“As Competições Senac mostram o potencial de uma educação de excelência”, afirma o presidente da CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros. “Em breve, esses jovens serão nossos embaixadores mundo afora, mostrando a qualidade da nossa formação profissional. Como braço social e educacional da CNC e do Sistema Comércio, o Senac desempenha um papel fundamental na qualificação profissional dos brasileiros e contribui para o desenvolvimento do nosso país”, observa.

Vencedores vão representar o Brasil na maior competição do mundo

As Competições Senac de Educação Profissional têm a tradição de revelar os talentos profissionais mais destacados do Senac em todo o Brasil em sete áreas de ocupação. É o momento final de um processo seletivo que inclui etapas escolares e estaduais e define quem são os talentos que vão representar o país na próxima WorldSkills, em Lyon, na França, em 2024.

Realizada a cada dois anos, a WorldSkills é a maior competição mundial de educação profissional e deve reunir cerca de mil estudantes de todo o mundo. Serão mais de 60 ocupações profissionais representadas – uma oportunidade única de compartilhamento das principais técnicas e práticas relacionadas às profissões, garantindo intercâmbio de ideias, conhecimentos e aprendizados.

“O que a gente mais preza nas Competições Senac e nos grandes eventos internacionais de educação profissional como a WorldSkills vai muito além do pódio e das medalhas eventualmente conquistadas”, diz o diretor-geral interino do Departamento Nacional do Senac, Marcus Fernandes. “O que nós buscamos é um ciclo permanente de inovação e atualização de práticas educacionais, a incorporação de novas metodologias de ensino e aprendizagem e a disseminação de conhecimentos. Os saberes e as experiências compartilhados nesses eventos são o grande legado para o Senac e para os nossos alunos”.

Estudantes de Gastronomia a postos para a semana das Competições Senac de Educação Profissional (Foto: Tiago Marcarin / Trend Criativo)

As Competições 2023

O Departamento Nacional do Senac e o Departamento Regional do Espírito Santo estão empenhados na organização do evento, que este ano conta com uma megaestrutura de quase 7 mil metros quadrados montada na Praça do Papa para receber competidores, treinadores, avaliadores externos e experts envolvidos nas provas. Todas as sete ocupações têm espaços planejados e cuidadosamente organizados, com estruturas e equipamentos de alta qualidade para oferecer as condições ideais aos participantes.

A edição deste traz ainda outras novidades. O Sebrae estará presente com a Mostra Empreenda, oferecendo a chance de se conectar com fornecedores de produtos e serviços nas áreas profissionais em competição, oferecendo ao público oficinas, networking e a oportunidade de descobrir o potencial desses campos. Os visitantes também vão contar com a apresentação de ideias de negócios, orientações sobre MEI, histórias de sucesso, promoção de negócios e a apresentação do podcast Profissionais do Futuro.

Paralelamente ao evento principal, temos ainda o Senac Talks, um ambiente aberto à participação de especialistas, profissionais de renome e líderes de diversos setores, oferecendo conteúdos de grande valor. Serão duas áreas distintas, a Arena Senac Inspira e a Arena Senac Conecta, com o objetivo de provocar insights, debater tendências e perspectivas relacionadas ao futuro das profissões e aos desafios do mercado de trabalho, falando de inovação, tecnologia, sustentabilidade, diversidade e inclusão, entre outros temas.

Scroll to Top