Proporcionar visibilidade aos pequenos negócios do Sertão paraibano e fomentar as vendas dessas empresas através da internet. Esta é a proposta do Comércio Conectado, campanha que o Sebrae Paraíba e a Fecomércio-PB lançaram oficialmente no dia 30 de setembro, em um evento on-line que reuniu empreendedores e representantes de entidades do setor produtivo da região.
A proposta da campanha, que será realizada entre os dias 31 de outubro e 9 de novembro, é estimular a prática do e-commerce entre os pequenos negócios das principais cidades do Sertão paraibano, através de um marketplace desenvolvido pelas duas instituições, que recebe o mesmo nome da campanha.
Conforme o projeto, o Comércio Conectado vai envolver as cinco principais cidades do Sertão: Patos, Itaporanga, Pombal, Sousa e Cajazeiras. Dessa forma, os empreendedores do comércio e do setor de serviços que atuam nesses municípios poderão aderir ao projeto, criando uma loja virtual dentro do marketplace, com possibilidade de cadastrar até 100 itens.
Oportunidade para o comércio
Além da loja virtual na plataforma, onde serão realizadas as compras, os pagamentos e escolhida a forma de entrega, os empreendedores que aderirem ao projeto receberão ainda uma consultoria on-line sobre temas relacionados ao e-commerce, que também será assunto de uma palestra voltada aos participantes antes do início da campanha.
Para o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Paraíba e presidente da Fecomércio Paraíba, Marconi Medeiros, o Comércio Conectado “é uma oportunidade que o Sebrae oferece ao comércio dessas cidades”. Além disso, o presidente também destacou que o projeto pode se tornar uma referência para as demais regiões do Estado. “Tenho certeza que a partir dessa experiência tudo isso vai se espalhar por toda a Paraíba”, acrescentou.
Por sua vez, o diretor técnico do Sebrae Paraíba, Luiz Alberto Amorim, destacou que o Comércio Conectado será uma importante ferramenta de relacionamento da instituição com os empreendedores e seus clientes. “Um ponto muito importante é que a ferramenta traz para todos nós uma oportunidade de aprendizado, porque ela é um instrumento potente que vai possibilitar a cada empresário participante uma ampliação do universo de clientes que ele pode alcançar”, salientou o diretor, ao pontuar que, além de ser um espaço para promoção de negócios e vendas, a plataforma também vai favorecer futuros relacionamentos entre empresas e clientes.
Com o lançamento oficial da campanha, que conta com o apoio do Sesc, Senac e da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas da Paraíba, terão início também as vendas para os empresários interessados em participar do Comércio Conectado.