A cultura do povo da região do Seridó vai invadir a internet no mês de dezembro, quando começa a Aldeia Sesc Seridó, realizada pelo Fecomércio-RN. Esta será a 12ª edição do evento que, devido à pandemia da covid-19, acontecerá exclusivamente no ambiente virtual, mantendo a característica de ser gratuito.
Entre os dias 1º e 20 de dezembro, mais de 70 apresentações estão previstas para acontecer nos canais digitais de comunicação do Sesc-RN, para todas as idades e com foco em música, audiovisual, dança, literatura, artes cênicas, arte circense, teatro e ações formativas.
Os organizadores enfrentaram o desafio de realizar a Aldeia Sesc Seridó, adaptando-a às restrições do momento; por isso, a opção pelo modelo virtual, contudo sem abrir mão de atrações tradicionais, como o Cortejo e o Encontro das Filarmônicas, pontos altos de edições anteriores. O Encontro das Filarmônicas, por exemplo, promove a reunião de orquestras de diversas cidades da região Seridó potiguar.
No primeiro dia, durante a abertura oficial haverá o debate sobre Relações da Cultura Pós-Pandemia, com participação do diretor do Sesc-SP, Danilo Miranda, o representante do setor de Cultura do Sesc Nacional, Marco Rêgo, e a professora da UFRN, Sandra Kelly, mediado pelo diretor regional do Sesc-RN, Fernando Virgilio. Entre os temas propostos, destacam-se: a relação dos artistas com os espaços culturais, a cultura e as formas de consumo e o fomento à cultura.
Outra novidade desta edição do projeto é o envolvimento do Mestrado em História dos Sertões da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com as demandas históricas em educação buscando experiências educativas no sertão seridoense.
A Aldeia ainda será contemplada com trabalhos selecionados pelo segundo edital do projeto Poti-Cultural Sesc 2020, com apresentações a partir do dia 4 de dezembro. Saiba mais em https://www.sescrn.com.br/