Sesc revitaliza prédio histórico em BH para inauguração de Escola Cívico-Militar

Compartilhe:

O Sesc JK, sediado em uma edificação centenária e tombada pelo patrimônio municipal, será revitalizado novamente pelo Sesc em Minas para a implantação de uma Escola Cívico-Militar, nos moldes de outras escolas que vem sendo desenvolvidas no Brasil. O espaço contará com uma estrutura completa e recursos pedagógicos modernos para o aprendizado de várias disciplinas.

A iniciativa foi aprovada nesta sexta-feira (27) pelo conselho do Sesc em Minas, em reunião que contou com a presença do vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Antonio Carlos Arantes (PSDB), e será realizada em parceria com o Departamento Nacional do Sesc. Segundo o presidente em exercício do conselho do Sesc em Minas, Valdeci Cavalcante, trata-se de um investimento relativamente baixo dada a relevância do projeto. “Considerando a importância histórica e arquitetônica do prédio e da atividade educacional para comunidade, acreditamos que o recurso está sendo alocado em uma ação absolutamente prioritária para o Sesc”, afirma. A escola será destinada ao Ensino Infantil e Fundamental. O número de alunos atendidos e o início da operação ainda estão em definição peço Sesc.

Educação de excelência

Com 2.700 m² de área construída, o edifício localiza-se no hipercentro de Belo Horizonte, na rua Caetés esquina com rua São Paulo. O prédio foi inaugurado em 1928 e restaurado pelo Sesc em 2002 com o intuito de resgatar a memória da cidade, valorizar seu patrimônio histórico-cultural e sua utilização social.

Em setembro de 2003, foi denominado Laces JK – Liceu de Artes, Cultura, Esporte e Saúde – Presidente Juscelino Kubitscheck de Oliveira. Em função da mudança do nome da unidade para Sesc JK, no início de 2012, foram desenvolvidas ações que aproximavam e valorizavam a população do seu entorno, oferecendo a todos cultura, arte e conhecimento, de maneira acessível. Trata-se de um espaço privilegiado para o desenvolvimento e a divulgação de atividades em diversas áreas, constituindo-se, por isso, um instrumento de integração.

O projeto da Escola Cívico-Militar vai ao encontro da premissa do Sesc de investir em educação, especialmente para os dependentes do trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo. A educação é uma das missões da instituição, que se propõe a ser agente de transformação social. O Sesc acredita que o processo educativo deve ultrapassar o ambiente escolar, por isso prioriza uma educação de excelência, inovadora e integrada, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida do seu público prioritário.

Valdeci Cavalcante, presidente em exercício do Sesc-MG, em visita ao prédio da futura escola, com a equipe do Sesc: Alessandro Otoni (E), Márcia Seabra, Francisco Campelo, Alexandre Magno de Moura (Conselheiro) e Grijalva Duarte

 

 

Leia mais

Rolar para cima