Reunião da Câmara de Comércio Internacional debate ações para a Rio+20

Compartilhe:

Representantes do governo, empresas, entidades e da sociedade civil estiveram reunidos na Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), no dia 15 de agosto, para discutir os desdobramentos e os preparativos para o Rio+20, conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre desenvolvimento sustentável que acontece em junho de 2012.

Representantes do governo, empresas, entidades e da sociedade civil estiveram reunidos na Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), no dia 15 de agosto, para discutir os desdobramentos e os preparativos para o Rio+20, conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre desenvolvimento sustentável que acontece em junho de 2012.

O encontro foi realizado pela Câmara de Comércio Internacional (CCI) e teve a presença da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, do embaixador da Secretaria Geral do Meio Ambiente, Energia e Tecnologia, André Corrêa do Lago, e representantes do BASD Brasil, braço da ONU que coordena os interesses de comércio e indústria em questões de desenvolvimento sustentável. A reunião teve ainda representantes da CNC, Confederação Nacional da Indústria (CNI), Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Febraban (Federação Brasileira de Bancos), Instituto Ethos e entidades privadas.

Segundo a ministra Izabella Teixeira, o Brasil está muito melhor preparado agora para discutir questões sobre desenvolvimento sustentável do que em 1992, ano da última conferência da ONU sobre o assunto. “O Brasil assumiu uma posição de liderança econômica, ambiental e social. É a chance que temos de falar de sustentabilidade de outro patamar. O engajamento do setor privado no processo de preparação do Rio+20 é fundamental para o sucesso das discussões”, falou Izabella.

Para o embaixador André Corrêa, a conferência irá colocar o País em outra posição e servirá para mostrar, de forma positiva, a visão do setor privado com relação ao desenvolvimento socioeconômico sustentável. “O Rio+20 vai proporcionar o fortalecimento do conceito de desenvolvimento sustentável criado pela ONU. Será um divisor de águas para o Brasil e também para o mundo. O nosso País já é rico em ideias de sustentabilidade e a sociedade como um todo já abraça essa causa. É a hora de mostrar para o mundo a nossa posição, de cooperação internacional”, afirmou.

O embaixador lembrou também que é importante pensar não só nos preparativos, mas nas consequências da conferência. “A questão da mudança de hábitos de consumo e produção é chave importante do processo. Contudo, com o Rio+20 teremos a oportunidade de dar visibilidade a ações que o Brasil já pratica, entre outras que surgirão nos debates, e construir um modelo eficiente que possa ser usado por países desenvolvidos e em desenvolvimento”.

Sobre a CCI

Sediado na Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC, no Rio de Janeiro, o Comitê Brasileiro da Câmara de Comércio Internacional (ICC Brasil) foi criado em 23 de outubro de 1967 com o objetivo de divulgar as práticas comerciais internacionais recomendadas pela International Chamber of Commerce (ICC) sobre meio ambiente e energia, práticas comerciais legais, práticas e técnicas bancárias, práticas e regulamentos comerciais, propriedade intelectual e livre concorrência, serviços financeiros e seguros, transporte e logística, tributação, anticorrupção, comércio eletrônico, concorrência, marketing e propaganda.

 

Ministra Izabella Teixeira

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.

Leia mais

Rolar para cima