O Serviço Nacional de Aprendizagem (Senac) inaugurou, nesta terça-feira, 25, um restaurante-escola a quilo no Ministério da Justiça. O espaço é resultado de um acordo firmado entre o Ministério e o Sistema CNC-SESC-SENAC, que prevê a operacionalização de espaços gastronômicos no local por meio de empresas-pedagógicas.
O Serviço Nacional de Aprendizagem (Senac) inaugurou, nesta terça-feira, 25, um restaurante-escola a quilo no Ministério da Justiça. O espaço é resultado de um acordo firmado entre o Ministério e o Sistema CNC-SESC-SENAC, que prevê a operacionalização de espaços gastronômicos no local por meio de empresas-pedagógicas. Até o final da semana também estarão funcionando o restaurante com serviço a la carte e a lanchonete, ambas empresas pedagógicas do Senac.
A solenidade de inauguração do novo restaurante contou com a presença do presidente da CNC Antonio Oliveira Santos, do Ministro da Justiça Tarso Genro, do secretário-executivo do Ministério da Justiça Luiz Paulo Barreto, e do diretor do Departamento Nacional do Senac, Sidney Cunha.
“Parabenizo ao Ministério da Justiça por essa brilhante iniciativa de trazer para este restaurante-escola a experiência do Senac de mais de 60 anos em formação de excelência”, afirmou o presidente da CNC. Segundo ele, a maioria dos alunos que prestarão serviços aos frequentadores do espaço é oriunda de famílias de baixa renda ou que se encontravam à margem do mundo do trabalho. “O nosso compromisso é formar, além de bons profissionais, também bons cidadãos. Portanto, é com bastante alegria que neste momento brindamos o início do funcionamento dessa empresa-pedagógica no Ministério da Justiça, empreendimento que significa não só mais uma conquista do Senac, como também dos trabalhadores e do empresariado do comércio de bens, serviços e turismo”, destacou Oliveira Santos.
O ministro da Justiça, Tarso Genro, ressaltou a qualidade dos serviços oferecidos no espaço, que vai desde as refeições até o atendimento prestado pelos funcionários. “Outro fator importante, que não podemos esquecer, é que além de uma refeição de qualidade aos nossos servidores, o projeto vislumbra uma importante finalidade social, já que aqui são formados alunos prontos para ingressar no mercado de trabalho”.
Segundo o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Luiz Paulo Barreto, a cooperação com o Sistema CNC-SESC-SENAC não tem como objetivo gerar lucro, e sim garantir com que os servidores da casa tenham qualidade nas suas refeições. “É uma grande conquista para nós, pois estamos há anos num processo de licitação, tentando escolher uma empresa que ofereça serviço de excelência e preço justo, fato que só conseguimos com o restaurante-escola do Senac”.
Os profissionais-alunos das unidades gastronômicas do Senac passam por 400 horas de aulas teóricas, antes de começar a atuar na prática nos restaurantes e lanchonetes-escola. Além do treinamento, o Senac oferece uma bolsa que inclui auxílio para transporte e alimentação, o uniforme e o material didático.
O Senac é pioneiro no desenvolvimento de tecnologias educacionais. Atualmente, a instituição conta com mais de 70 empresas pedagógicas em todo o país. Com a inauguração dos espaços do Ministério da Justiça, já são 16 restaurantes-escola em todo o Brasil.