Encontro reúne lideranças empresariais para debater temas estratégicos e apresentar iniciativas que fortalecem o Sistema Comércio
A reforma administrativa esteve no centro dos debates que marcaram a 9ª Reunião da Diretoria de 2025 da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), realizada nesta segunda-feira (13), no Hotel Grand Hyatt, em São Paulo, dentro da programação do CNC Global Voices 2025.
Presidido por José Roberto Tadros, o encontro reuniu diretores da CNC e presidentes das Federações Estaduais e Nacionais, que são lideranças empresariais em todo o País. A reunião foi aberta com a aprovação da ata de setembro e comunicações da diretora-geral executiva da Confederação, Simone Guimarães.
O economista-chefe da Gerência Executiva de Análise, Desenvolvimento Econômico e Estatístico (Geade) da CNC, Fabio Bentes, apresentou uma análise detalhada da necessidade de modernização do Estado, baseada numa reforma administrativa, e os caminhos para a construção do posicionamento institucional da Confederação diante das mudanças em discussão no Congresso Nacional.

Com base em dados internacionais, Bentes destacou que o Brasil obteve nota de apenas 32,1/100 no índice de efetividade dos serviços públicos, elaborado pelo Banco Mundial — resultado que evidencia a urgência de reformas voltadas para eficiência, produtividade e melhor direcionamento dos gastos públicos.
Segundo o economista, experiências internacionais mostram que reformas bem-sucedidas priorizam a qualidade do gasto e a gestão por resultados, e não apenas cortes orçamentários. “São ações com ênfase em políticas públicas que aumentam a produtividade e promovem investimento privado, economias que, inclusive, já implantaram uma reforma foram Reino Unido, Nova Zelândia, Chile e Estônia”, ressaltou.
A análise também trouxe os quatro eixos principais das propostas em tramitação: eficiência e governança, transformação digital, profissionalização de carreiras e combate a privilégios. “Da mesma forma que tivemos vitórias importantes da reforma tributária, estamos confiantes que, pelo grupo que estamos formando na CNC, teremos êxito”, reforçou.
Atuação estratégica
A diretora de Relações Institucionais da Confederação, Nara de Deus Vieira, apresentou os destaques da atuação estratégica de setembro e outubro, com foco em pautas prioritárias no Congresso Nacional.

Entre os temas exibidos, destacaram-se a articulação para conter projetos de lei que propõem a criação dos “S” da Educação, Tecnologia e Saúde — que, se aprovados, retirariam até 19% das contribuições destinadas ao Sesc e ao Senac — e a defesa institucional contra a emenda apresentada na Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) que integra recursos do Sistema S ao orçamento da União.
Também foram relatados avanços na tramitação do PLP 108/2024, com emendas em defesa das contribuições associativas, além de debates sobre a reforma administrativa e outras proposições de impacto setorial.
Panorama institucional
O vice-presidente Financeiro da CNC, Leandro Domingos, abriu os temas técnicos com informes sobre resoluções referentes às contribuições assistencial, sindical e associativa.
Já Elienai Câmara, chefe do Gabinete da Presidência da Confederação e coordenador de Comunicação Integrada do Sistema CNC-Sesc-Senac, enfatizou pontos de atenção relacionados à realização do CNC Global Voices, evento que reúne personalidades internacionais e empresários brasileiros em torno de debates sobre economia, inovação e futuro do setor terciário.
Boas práticas estaduais
As Federações do Comércio também tiveram espaço para apresentar projetos e iniciativas inspiradoras. O presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau Jr., exibiu um vídeo sobre o programa ProLíder. Marcelo Queiroz, presidente da Fecomércio-RN, falou sobre o lançamento da Faculdade Senac e o projeto Rotas Potiguares.

Alexandre Sampaio, presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), destacou as comemorações dos 70 anos da entidade e fez um balanço do programa Vai Turismo. Para encerrar, o presidente em exercício da Fecomércio-AM, Aderson Frota, exibiu o vídeo Tem Sesc Aqui!, em comemoração aos 79 anos do Sesc no Estado.
Confira aqui mais fotos da reunião