1º secretário elogia medidas para preservar meio ambiente

Compartilhe:

O 1º secretário da Câmara, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), destacou hoje (5), Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia, as medidas administrativas tomadas pela Câmara para preservar o meio ambiente, que têm servido de modelo para outros órgãos públicos.


Um exemplo citado é o projeto de digitalização de procedimentos, como ofícios e processos, que, quando for implementado, resultará em uma diminuição significativa do uso de papel.

O 1º secretário da Câmara, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), destacou hoje (5), Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia, as medidas administrativas tomadas pela Câmara para preservar o meio ambiente, que têm servido de modelo para outros órgãos públicos.


Um exemplo citado é o projeto de digitalização de procedimentos, como ofícios e processos, que, quando for implementado, resultará em uma diminuição significativa do uso de papel. “Sabemos que o papel significa o sacrifício de árvores”, lembrou o deputado, que participou do plantio de mudas nativas do Cerrado na entrada do anexo II.


Sobre a responsabilidade do Legislativo em relação ao estabelecimento de práticas ambientais responsáveis, ele lembrou que é nesse Poder que se formulam as leis. “Quem vai dizer que conduta adotar em relação ao meio ambiente somos nós”, afirmou. Ele apontou as mais de cem proposições analisadas pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável em seus três anos de existência como uma evidência de que há, entre os parlamentares, uma consciência em relação à necessidade de preservação do meio ambiente.


O deputado Eduardo Gomes (PSDB-TO) – que também participou do ato simbólico promovido pela Câmara para celebrar o Dia do Meio Ambiente – acrescentou que a criação da Comissão Mista de Mudanças Climáticas, a qual preside, foi uma iniciativa que revela a preocupação do Congresso com o tema, que antes era “assunto de curiosidade política e segregação social”.


EcoCâmara

Eduardo Gomes também destacou a existência de uma preocupação ambiental na gestão administrativa da Câmara. Ele ressaltou o trabalho do Núcleo de Gestão Ambiental da Casa, o EcoCâmara. O núcleo – criado em 2003 com o objetivo de fazer com que a preocupação ambiental se refletisse nas atividades administrativas da Câmara – conduz, em parceria com outros órgãos da Casa, projetos como o de racionalização do uso de energia elétrica, que deve resultar em uma economia de R$ 3 milhões até o segundo semestre de 2008, e a coleta seletiva, que permite a sobrevivência de 150 famílias cooperadas de baixa renda.


Plantio de árvores

Além dos deputados Osmar Serraglio e Eduardo Gomes, plantaram árvores no ato comemorativo desta manhã os deputados Chico Alencar (Psol-RJ) eRodrigo Rollemberg (PSB-DF); o diretor-geral da Câmara, Sérgio Sampaio; o diretor da Secretaria de Comunicação, William França; o diretor do Departamento Técnico, Hamilton Balão; o coordenador do EcoCâmara, Romulo Lima Câmara; e o servidor Pedro Carneiro, que expôs no local fotografias de pássaros feitas nas áreas verdes em que a Câmara tem edificações.


As sete mudas plantadas eram da espécie Bauhínias forficatas, nativa do Brasil e popularmente conhecida como “pata de vaca”. Segundo Rômulo Lima Câmara, um dos objetivos do ato foi aproximar o EcoCâmara dos parlamentares. “Queremos contar com o conhecimento e a experiência que eles têm para aplicar dentro da Câmara, de modo que a Casa seja exemplo para outras entidades na preservação do meio ambiente”, afirmou.


Rômulo lembra que os projetos relacionados ao meio ambiente também envolvem questões financeiras e sociais. É o caso da economia com luz e água, gerada por meio do uso racional, e dos recursos arrecadados pelas famílias de baixa renda com a venda de materiais recicláveis a partir dos resíduos produzidos pela Casa.


Agência Câmara, 5 de junho de 2007.




 

Leia mais

Rolar para cima