Após um período de grandes dificuldades econômicas, o Brasil se empenha para retomar o caminho do desenvolvimento sustentável.
Para um país com as nossas necessidades e o nosso potencial, é urgente que as melhores soluções sejam adotadas; e que o governo consiga, com as medidas corretas, promover um ambiente que favoreça os investimentos, com segurança jurídica e previsibilidade.
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) é uma instituição que, historicamente, está empenhada em contribuir para a melhoria desse ambiente de negócios, em defender os empresários do setor terciário e apontar caminhos que ajudem os diversos setores por ela representados a crescer, gerando empregos e renda.
A promoção de uma ampla e embasada discussão, como a que foi realizada nos seminários Turismo – Eventos em Debate, é um exemplo da vocação da CNC para estabelecer sinergias que resultem em ações concretas em prol de um setor que tem muito a crescer e a contribuir para a economia do País.
O mercado de eventos no Brasil é uma realidade, mas ele precisa de maior apoio e suporte de todas as esferas públicas e privadas para realizar sua grande potencialidade. Não faz sentido, por exemplo, que, depois de sediar dois megaeventos mundiais – a Copa do Mundo, em 2014, e as Olimpíadas do Rio, em 2016 –, o País não tenha conseguido a exposição internacional para ampliar a visitação de turistas estrangeiros.
Não devemos perder de vista que o mercado de congressos, feiras e eventos tem expressiva relevância econômica não só para o setor de turismo. Por causa de sua transversalidade, ele também estende seus efeitos para o comércio em geral e para o setor de infraestrutura e transportes, impactando igualmente os demais segmentos – sociais, políticos, religiosos e organizações sem fins lucrativos, entre vários outros.
Apontar caminhos, identificar e antecipar tendências, contribuir para uma visão inovadora na busca de soluções e avanços. Tudo isso marcou mais essa importante série de eventos promovida pela CNC, por meio de seu Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur), com os seminários que estão sintetizados nesta publicação.
Uma iniciativa em absoluta sintonia com a melhor tradição da CNC de contribuir para o avanço dos setores representados e para o País.