Editorial:
Setor Estratégico
A 47ª edição da revista Turismo em Pauta traz para debate as mudanças de rumo necessárias para o Turismo após a pandemia da Covid-19 e como o setor precisa se adaptar para que os destinos se mantenham ou ganhem competitividade.
Diante da pergunta “Que turismo queremos e precisamos?”, esta edição aborda a metodologia de Destino Turístico Inteligente (DTI) criada pela Sociedade Mercantil Estatal para gestão da Inovação e das Tecnologias Turísticas da Espanha (Segittur). A metodologia DTI está baseada nos pilares Governança, Tecnologia, Sustentabilidade, Acessibilidade e Inovação, com os autores trazendo um olhar sobre eles no desenvolvimento de um destino inteligente.
O que os artigos demonstram é que, para implementar um destino inteligente, é preciso que o turismo seja pensado como estratégico no desenvolvimento socioeconômico, e que seja planejado e gerenciado de forma participativa, com o envolvimento de gestores públicos, empresários, empreendedores e sociedade.
Por isso, a metodologia DTI inspira o projeto Vai Turismo – Rumo ao Futuro, que a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), por meio do seu Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur), vem desenvolvendo em todo o País, com a participação das 27 Federações do Comércio e de 27 entidades nacionais representativas da cadeia produtiva do turismo.
Um movimento nacional que visa contribuir com recomendações de políticas públicas que estimulem o desenvolvimento sustentável de destinos turísticos brasileiros.
A Turismo em Pauta espera contribuir com esse debate e, por um turismo estratégico e forte, fortalecer esse movimento.
Boa leitura!