Esta edição da Turismo em Pauta é dedicada aos profissionais que fazem da Comunicação uma ferramenta estratégica para a consolidação do turismo no Brasil.
Quando o Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) da CNC define suas ações para ajudar a ampliar o poder de articulação dos diversos atores envolvidos, é impossível deixar de considerar o papel desempenhado pela mídia, por jornalistas, publicitários e demais profissionais de Comunicação que integram o setor.
Assim é com qualquer iniciativa setorial que precise repercutir. Mais
do que difundir os atrativos de cada cidade, estado ou região, os profissionais de Comunicação ajudam a refletir o turismo, apontar caminhos, superar impasses e sinalizar tendências, fazendo circular informações que são o sangue nas veias de um setor que precisa de toda a vitalidade para ajudar o Brasil a crescer e aparecer.
Aparecer bem na fita, como diz a frase popular, tem tudo a ver com
imagem. E a construção de uma boa imagem, no caso do turismo, será
resultado de boas políticas setoriais, capacidade de articulação dos poderes públicos e da iniciativa privada e, por fim, mas não menos importante, a capacidade de mobilizar, estimular, registrar, difundir e motivar.
É nesse ponto que os profissionais de Comunicação mais têm a contribuir. Os artigos desta edição são uma boa amostra do quão produtivo e útil é o trabalho que vem sendo realizado.
Se há uma consideração a fazer sobre a importância da Comunicação e dos profissionais desse setor para o desenvolvimento do turismo brasileiro, é esta: o que os olhos não veem, o coração não sente. Sem o olhar da Comunicação e seus profissionais, seria muito mais difícil fazer o turismo acontecer.
Boa leitura!