A atuação da CNC pelo desenvolvimento do turismo no Brasil é histórica. Vários avanços e conquistas do setor nasceram de iniciativas conduzidas pela Confederação e entidades integradas.
Tendo como atribuição fundamental a representação sindical de cinco milhões de empresas – uma parcela significativa delas ligada ao turismo –, a CNC se organiza e trabalha para garantir uma estrutura de atuação efetiva na defesa dos interesses dos empresários.
Uma expressão viva desse compromisso, que se desenvolve de forma integrada com as Federações do Comércio, é o apoio à bem-sucedida replicação das Câmaras e Conselhos de Turismo e Hospitalidade, que carregam a importante missão de consolidar as cadeias produtivas do setor no nível estadual. Ou distrital, como é o caso de Brasília.
Pois é a experiência da Capital Federal que é relatada em artigo do presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana. Ali fica claro como iniciativas capitaneadas pela Câmara de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio-DF estão ajudando a mudar a percepção que o brasileiro tem de Brasília, “com ações de valorização da imagem da cidade, e para a viabilização de projetos estruturantes envolvendo o turismo”, como enfatiza o autor.
Outros dois artigos testemunham a importância do turismo para as economias do Nordeste e o papel que as entidades do Sistema Comércio desempenham no desenvolvimento do setor. O presidente da Fecomércio do Rio Grande do Norte, Marcelo Queiroz, mostra por que o turismo é um dos pilares da economia potiguar. E José Marconi Medeiros, presidente da Fecomércio da Paraíba, descreve panorama parecido em seu estado que, assim como os vizinhos do Norte, também é nacionalmente conhecido pela beleza de suas praias.
Completam a lista de excelentes participações desta edição nomes como o de Gloria Guevara, presidente e CEO do World Travel & Tourism Council (Conselho Mundial de Viagens e Turismo); José Adail Carneiro Silva, empresário e deputado federal pelo Partido Progressista do Ceará; José Alves Peixoto Júnior, secretário do Turismo da Bahia; Alain Baldacci, fundador e presidente do Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat); e José Francisco Palmiotti, defensor do Turista da cidade de Buenos Aires.
Boa leitura!