Turismo em Pauta – 21

Compartilhe:

Recentemente, o ministro Vinicius Lages comparou o potencial de crescimento do turismo brasileiro com o do agronegócio há algumas décadas. Para ele, o setor vai impulsionar, no futuro, a economia do Brasil. “Será a nova fronteira de desenvolvimento no País, assim como foi o agronegócio nos
anos 1960”, disse o ministro.

A visão de Vinicius Lages não tem nada de exagerada. Basta refletirmos sobre as condições excepcionais de que o País desfruta em termos de clima, de paisagens, de vocação natural para bem receber, para concordarmos com o ministro.

O turismo é uma fonte de riqueza e valor. Seu potencial de geração de empregos e sua capacidade de dinamização da economia são decisivos para muitos países do mundo, inclusive os mais desenvolvidos.

Quando observamos as diversas modalidades de turismo, vemos muito espaço de crescimento em quase todas elas, no Brasil. No entanto, ainda não testemunhamos o boom esperado no setor, que pode ser conseguido, se houver foco, boa vontade política e capacidade de coordenação de esforços para remover do caminho aqueles obstáculos que tanto prejudicam a competitividade e até mesmo a viabilidade de empreendimentos no nosso País.

O turismo rural, abordado nos artigos desta edição temática da revista Turismo em Pauta, é um ótimo exemplo do que estamos falando. Uma nação com forte tradição no campo como o Brasil tem muito a crescer e a oferecer. De forma organizada e sustentável.

A comparação do ministro Vinicius Lages não poderia ter sido mais feliz.

Boa leitura!

Leia também

Rolar para cima