Turismo em Pauta – 15

Compartilhe:

Em um país marcado por contradições, o turismo não seria um setor a ficar incólume.

Mas, por vezes, o Brasil vai longe em suas peculiaridades. Os artigos que compõem esta edição da Turismo em Pauta trazem algumas informações que confirmam essa nossa característica.

Um bom exemplo está no texto do senador Antonio Carlos Valadares, que cita pesquisa do Fórum Econômico Mundial apontando o Brasil como o primeiro de uma lista de 139 países quando o assunto são os atrativos naturais.

O artigo mostra, também, que o nosso país já é o nono destino de eventos internacionais, segundo a Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA, na sigla em inglês), e está entre os dez principais países para a realização de grandes feiras internacionais.

Ao mesmo tempo, ocupamos uma modestíssima 52ª colocação no quesito competitividade para o desenvolvimento do turismo, que leva em consideração aspectos como infraestrutura, mobilidade, nível de preços e segurança. E continuamos patinando no número de turistas estrangeiros que nos visitam por ano, na casa dos 5 milhões – uma gota no oceano de nossas potencialidades.

É um fato que não deve surpreender, pois, apesar de toda a exuberância de nossa natureza e de nossos atrativos internos, em muitos casos, como decorrência dos custos que envolvem o setor de turismo, fica mais em conta para o próprio turista brasileiro visitar o exterior do que aproveitar aquilo que o Brasil tem a oferecer.

Somos ou não o país das contradições?

Boa Leitura!

Leia também

Rolar para cima