Ação conjunta!
Um ponto em comum em muitos dos artigos publicados pela revista Turismo em Pauta é a importância dada aos megaeventos esportivos a serem realizados no País. Há uma convicção de que são oportunidades valiosas para que o turismo no Brasil comece a alcançar um novo patamar.
Outra convergência é a necessidade de união de esforços, de coordenação e de visão estratégica para que as ações necessárias ao máximo aproveitamento dos megaeventos como fatores indutores do crescimento do turismo e do País possam se concretizar. E essa sinergia precisa se dar em diversos níveis.
Entre governo e empresários, com a máquina do executivo interagindo com aqueles que têm muito a contribuir para a fluidez dos processos e para a criação de um ambiente de negócios adequado aos investimentos privados.
Entre governo e governo, em seus diversos níveis, com a ação integrada das pastas envolvidas nas esferas federal, estadual e municipal.
E entre empresários e empresários, com a identificação de oportunidades de ganhos mútuos e uma atuação baseada em visão de longo prazo, não no imediatismo do lucro relativamente fácil proporcionado por eventos que geram intensa demanda, porém por um período curto. A pergunta a ser feita é: e depois?
Acima de tudo, é preciso que todos tenham em mente que o Brasil não terá de novo uma conjunção tão positiva, com um calendário feito sob medida para funcionar como uma plataforma de lançamento da imagem de um novo país que precisamos construir.
É o velho dilema da nossa história: ou todos ganham, ou, mais uma vez, quem perde é o País.
Boa leitura!