No ano em que o Brasil sediou o principal evento esportivo do mundo – os Jogos Olímpicos de verão -, o turismo foi e continua sendo tema recorrente da pauta de especialistas, parlamentares e governos.
Vai chegando o momento de um balanço da realidade do setor, após a sequência de grandes eventos realizados no País, os quais deram grande visibilidade para as qualidades (e também para as carências) que conformam o potencial do setor turístico brasileiro.
O Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo é um Fórum permanente, ativo e atuante, em que todas as questões de relevo para o setor são debatidas e encaminhadas de forma propositiva.
Ele traduz um compromisso histórico da CNC, que é defender as empresas ligadas ao turismo. Ou seja, lutar no campo da representação sindical que cabe à Confederação, por um ambiente de negócios adequado, com uma legislação moderna, que propicie segurança jurídica e condições para a plena atuação da livre iniciativa.
Em qualquer avaliação que se faça do estágio alcançado pelo turismo brasileiro nos últimos anos, será possível constatar que houve avanços. E um olhar em perspectiva irá confirmar, também, as contribuições que a CNC, por meio de seu Conselho, vem fazendo para o melhor encaminhamento das questões e necessidades do setor.
Com capacidade de interlocução e uma visão integrada proporcionada pelos especialistas e empresários que o compõem, o Cetur é, também, um espaço de vanguarda, de antecipação de debates que a visão estratégica promove em nome da busca das melhores soluções possíveis. Como é o caso dos temas tratados nesta publicação.
O sentido de antecipação das questões que impactam o turismo e as empresas que dele dependem permite ao Cetur e à CNC contribuir de forma efetiva não apenas para o debate, mas também para as ações. E, dessa forma, ter uma boa participação em qualquer balanço que se faça dos esforços para o desenvolvimento do turismo, reforçando toda uma tradição histórica de liderança e representação.