Sumário Econômico – 1679

Compartilhe:

Destaques da edição:

Banco Central como garantidor final das transações bancárias – Desde novembro do ano passado, o Banco Central (Bacen) vem modernizando o sistema financeiro e se tornando peça central na economia. O Pix foi o primeiro passo para o Bacen se descolar da função estrita de financiador de última instância. Na sequência dessa jornada vem o Open Banking, que deve ter sua última fase iniciada em dezembro deste ano. O terceiro pilar da transformação e consolidação do Banco Central como o grande garantidor do sistema financeiro no País será a implementação do real digital , com expectativa de funcionamento para daqui a aproximadamente dois anos.

Com a evolução e maior adesão ao Pix, a população está se acostumando com o ambiente digital e suas facilidades. Sem tarifas de Transferência Eletrônica Disponível (TED) e Documento de Ordem de Crédito (DOC), possibilidade de sacar dinheiro em estabelecimentos comerciais, pagamentos a prazo, dentre outras funcional idades que estarão em breve disponíveis, os usuários ganharam agilidade, facilidade e economia nas transações Banco Central como garantidor final das transações bancárias financeiras.

Dia dos Pais deverá movimentar R$ 6 bi em 2021 – De acordo com estimativas da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o volume de vendas do Dia dos Pais de 2021 deverá atingir R$ 6,03 bilhões – uma alta de 13,9% em relação à mesma data de 2020. Na data do ano passado, o varejo ainda experimentava o início do processo de flexibilização das medidas restritivas voltadas ao combate à primeira onda da pandemia. Naquele cenário, as vendas recuaram 11,3% e geraram o menor volume financeiro (R$ 5,30 bilhões) desde 2007 (R$ 4,98 bilhões). O Dia dos Pais é a quarta data comemorativa mais importante do comércio varejista brasileiro.

A cesta de bens e serviços relacionados ao Dia dos Pais deverá estar 7,8% mais cara que no ano passado – maior variação desde 2016 (+8,6%). Dos 13 itens analisados, apenas dois se encontram, em média, mais baratos do que há um ano: livros (-1,7%) e aparelhos de som (-1,3%). Por outro lado, televisores (+22,3%), bebidas alcoólicas (+11,8%) e perfumes (+10,5%) tendem a acusar altas de preços mais expressivas.

O turismo visto pelo IBGE – O Índice de Atividades Turísticas ( Iatur) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ( IBGE) , medido em 1 1 Unidades da Federação (UFs) mais o Distrito Federal , apresentou alta surpreendente em maio. A taxa de 18, 2% na passagem contra abril só perde para a de agosto de 2020 (26, 2%) e a de junho (21 , 8%) em toda a série iniciada em janeiro de 2011.

Se o nível de vendas das atividades turísticas ainda não alcançou o período pré-crise, caminha nessa direção deixando cada vez mais a crise para trás. As expectativas são as de que a retomada continue avançando, possibilitando recuperação gradual do faturamento em consonância com a aplicação da vacina na sociedade e o aumento do número de pessoas dispostas a gastar mais nos ambientes relacionados à s atividades típicas do setor de turismo.

Crédito continua evoluindo de forma sustentável – Dados mais recentes divulgados pelo Banco Central mostraram que o saldo das operações de crédito do sistema financeiro cresceu 0,9% em junho de 2021 contra o mês imediatamente anterior, o quinto mês consecutivo de alta. O saldo total dos empréstimos e financiamentos alcançou o valor de R$ 4,2 trilhões no último resultado, representando 52,6% do Produto Interno Bruto (PIB). Com isso, o primeiro semestre mostrou avanço de 4,8% na disponibilidade de crédito, enquanto, no acumulado dos últimos 12 meses, a variação foi de +16,3%.

A importância de conhecer o seu público-alvo – Uma discussão sobre as diferenças entre as gerações Millennial e Z movimentou as redes sociais recentemente. A palavra em inglês “cringe” ganhou popular idade entre a geração mais jovem como um termo usado para definir o sentimento de “vergonha alheia” diante de alguns hábitos e gostos do outro grupo. Embora toda essa discussão tenha sido em tom de brincadeira, é possível extrair importantes reflexões envolvendo as diferenças entre as gerações e os seus comportamentos de consumo.

Diante do mercado altamente competitivo, é necessário que a empresa acompanhe as transformações sociais de modo a garantir o seu market share. Consequentemente, para acompanhar as vicissitudes do mercado e não perder espaços, é importante que o empresário se mantenha antenado para evolui r junto aos desejos dos consumidores, sempre buscando entender como as mudanças constantes podem impactar o seu setor em função da dinâmica do comportamento do cliente.

Leia também

Rolar para cima