Vendas do varejo perderam ritmo no fim do ano – Volume de vendas no varejo cai pela primeira vez em nove meses e sugere desempenho econômico abaixo do esperado no fim de 2019. CNC reduz para 5,4% sua expectativa para o indicador neste ano. De acordo com a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada em 15/01 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em novembro, o volume de vendas dos dez segmentos que integram o comércio varejista no conceito encolheu 0,5% em relação ao mês anterior, já descontados os efeitos sazonais. Esse resultado interrompeu uma sequência de oito meses consecutivos de variações positivas nas vendas e foi o pior desempenho para meses de novembro desde 2016, quando o indicador mensal cedeu também 0,5%.
O Turismo cresceu 2,2% em 2019 – As atividades típicas dos serviços de turismo mantiveram no ano passado a performance de crescimento dos últimos anos, movimentando receitas na ordem de R$ 238,6 bilhões, algo 2,2% acima de 2018, com destaque para as vendas do segmento de Restaurantes e Similares, cujo faturamento atingiu R$ 127,2 bilhões, cerca de 53% do total, com aumento de 0,7% em relação ao ano passado. Segundo pesquisa elaborada pela Confedera¬ção Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Tu¬rismo (CNC) em parceria com a Cielo, o índice que mede o faturamento real das empresas prestado¬ras de serviços turísticos aumentou 2,2% em 2019 sobre 2018 totalizando R$ 238,6 bilhões. Com isso, em termos reais o turismo computou R$ 5,1 bilhões a mais de faturamento.
O mercado do gás natural liquefeito – O gás natural liquefeito (GNL) é a forma mais eficiente de se transportar o gás natural através de longas distâncias, como, por exemplo, por oceanos, e em reduzir em 600 vezes o volume do energético. Para o gás natural ser exportado como GNL, existe uma frota global de navios-tanque modernos conhecidos como navios metaneiros. Nos últimos vinte anos, sua popularidade explodiu, com o mercado de GNL se transformando em uma grande oportunidade comercial globalizada. O boom do mercado de GNL ocorreu em paralelo à construção de uma infraestrutura de terminais de liquefação e regaseificação nas costas dos países, exportador e importador respectivamente.