*Antonio Florencio de Queiroz Junior, presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac-RJ
O comércio é impulsionado por diferentes fatores. Qualidade dos produtos ou do serviço, preço, propaganda. Mas há um elemento que é crucial para lançar as vendas para um patamar diferente daquele do dia a dia: o turismo. Quanto mais turistas, mais comércio. É uma equação elementar, porém poderosa. Há, claro, diferentes segmentos no comércio, mas muitos deles se nutrem de forma substancial de recursos que são aportados por viajantes, sejam executivos apenas de passagem, sejam famílias em estadas mais longas, que consumirão de forma mais ampla.
Acredito na força do mercado turístico como fomentador do comércio e de serviços, e, consequentemente, gerador de renda, empregos e qualidade de vida para os cidadãos fluminenses. Portanto, é dever do Sistema Fecomércio-RJ olhar com atenção o desenvolvimento dos segmentos da hotelaria, do receptivo e dos comércios mais diretamente associados aos hábitos dos turistas, de forma que a experiência do visitante não tenha obstáculos. Mais do que isso: que essa experiência potencialize o consumo. O real desvalorizado no nível dos últimos anos também trouxe vantagens que não podem ser desperdiçadas.
Temos plena capacidade de aproveitar o boom do turismo regional e nacional se garantirmos estrutura, serviços de qualidade e divulgação à altura do potencial turístico do Rio. Nossa capacidade de ação tem certo limite. Com a pandemia, o nível de dificuldade de impulsionar o setor turístico ficou muito mais complicado. Mas estamos fazendo a nossa parte e saindo dessa situação sem precedentes. Um movimento recente muito importante nesse sentido foi a primeira edição da ExpoRio Turismo, no fim de março. O evento sedimenta a preocupação institucional e empresarial com o turismo no Rio.
Com apoio do Sesc e do Senac, os principais players da cadeia produtiva do turismo se reuniram em um encontro inédito. Oferecemos, também, uma série de palestras com especialistas da área, oficinas e experimentações da nossa hotelaria. Nos últimos anos, outras ações foram capitaneadas pela Fecomércio, a partir, principalmente, da criação, em 2018, do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade, com líderes de 18 entidades representantes de grupos envolvidos com o turismo fluminense.
Com a retomada gradual e responsável da normalidade nas nossas vidas, a Fecomércio-RJ seguirá atenta para agir de forma prática no fortalecimento do turismo no Rio. Mais turismo, sem dúvida alguma, significa mais comércio, mais serviços, mais empregos. Quem ganha é a economia do Rio.