Turismo
Reportagem no Valor afirma que as entidades ligadas ao setor de turismo apresentaram nova proposta ao governo para endereçar as isenções tributárias que acabaram ficando de fora do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse), aprovado no início de maio. Pela nova proposta, o custo com o socorro via isenção ao setor terá custo de R$ 10,5 bilhões entre 2021 e 2026, contra custo de R$ 35,3 bilhões na versão anterior.
O Congresso deverá se debruçar sobre os vetos na primeira semana de julho e, até lá, a categoria articula com o governo uma saída para o impasse. A informação é de Doreni Caramori, presidente da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape), entidade que faz parte do G20, grupo de 21 associações da cadeia de turismo e que tem encabeçado as conversas.
Varejo 1
Com chamada de capa, reportagem no Valor afirma que a reabertura de lojas físicas acelerou as vendas e melhorou o giro dos estoques pela primeira vez em mais de um ano. Apesar de certa ruptura nas entregas de produtos, por causa da escassez de insumos, caiu o índice de falta de mercadorias, o que sinaliza normalização na cadeia do varejo. Outro efeito foi a diminuição da necessidade de estoques de emergência às vésperas do início de pedidos para a Black Friday e o Natal. Mas a alta nas vendas é desigual: mais forte no segmento de moda e serviços do que nos eletrônicos.
Varejo 2
Sondagem realizada pelo Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Estado de São Paulo (Sincovaga) com 100 varejistas de pequeno porte na capital paulista revela que quase metade delas (46%) teve aumento de vendas com a pandemia, relata o Estadão.
Esse crescimento foi puxado pela vendas não presenciais, com 63% dos mercadinhos registrando acréscimo na modalidade de negócios a distância. A sondagem mostra que 70% dessas pequenas empresas vendem hoje por meio de aplicativos. No entanto, 73% delas não tinham esse canal antes da pandemia.
Shoppings
O empresário Tito Bessa Junior, dono da rede TNG, deixou a presidência da Ablos (associação que reúne os lojistas de menor porte nos shoppings) para se concentrar na reestruturação de sua empresa, informa o Painel S.A. (Folha).
Quem entra no lugar é o empresário Mauro Francis, que vai pressionar pela troca do IGP-M pelo IPCA como índice para correção de aluguéis.
Veículos
Painel S.A. (Folha) conta que a Ford agora vai entrar no mercado de carros por assinatura no país, uma modalidade de aluguel por períodos longos que vem se consolidando como tendência no setor. O novo serviço será lançado hoje e começa atendendo aproximadamente 200 municípios. |