Serviços
Valor Econômico relata que o segundo trimestre começou em alta para o setor de serviços, com maior crescimento da atividade de negócios em 15 anos. A alta das vendas, impulsionada pela demanda interna com a redução das restrições devido à covid-19, levou empresas a criar empregos ao ritmo mais rápido desde 2007.
Assim, o índice de atividade de negócios (PMI) do setor de serviços da S&P Global cresceu para 60,6 em abril, ante 58,1 de março. Trata-se da segunda maior alta desde o início da série, em março de 2007.
A recuperação acentuada da atividade do setor de serviços ajudou a impulsionar o crescimento do PMI composto (índice de produção do setor privado) para seu maior índice desde outubro de 2007.
Shoppings
Valor Econômico informa que, impulsionado pelo consumidor de alta renda – menos afetado pela escalada inflacionária -, o grupo Iguatemi viu um crescimento de 31% nas vendas de seus shoppings em abril, até o dia 22, na comparação com o mesmo mês de 2019, antes da pandemia. Os dados preliminares foram apresentados ontem pelo comando da companhia em teleconferência com analistas sobre o balanço do primeiro trimestre.
“As vendas do mês [de abril] vão superar isso e maio deve ser ainda melhor, pois os lojistas estão bastante animados com o Dia das Mães”, disse o diretor financeiro da Iguatemi, Guido de Oliveira.
Mesbla
O Globo relata que, depois de 23 anos, a Mesbla retorna apenas na versão on-line, como marketplace, onde venderá mais de 250 mil tipos de produtos de 250 categorias, como roupas, móveis e eletrodomésticos.
A volta, anunciada através de vagões de metrô envelopados no Rio, causou frisson nas redes sociais, onde muitos internautas relataram suas memórias referentes à loja em décadas passadas e memes sobre o retorno de mais um símbolo dos anos 1980 e 1990. Entre as próximas ações de marketing previstas, a empresa vai dar cupons de descontos.
A nova plataforma está sendo aportada pelo ex-funcionário da Mesbla com 15 anos de carreira em logística no varejo Marcel Jeronimo Viana e pelo advogado com experiência no comércio Ricardo Viana. Sócios e irmãos, investiram cerca de R$ 500 mil na plataforma e compraram o direito e a licença para utilizar o nome, a marca e a identidade visual no meio digital da loja.
Dia das Mães
Coluna Painel S.A. (Folha de S.Paulo) conta que às vésperas do Dia das Mães, a disparada nos preços das flores gera tensão no mercado de floriculturas. Para alguns tipos de rosas vermelhas, os valores chegaram a dobrar, de acordo com Tanus Saab, da Abaf, associação que representa floristas de 14 estados. Ele orienta os clientes a preferirem os produtos que tiveram menor variação, como orquídeas e flores brancas.
Renato Opitz, diretor do Ibraflor (Instituto Brasileiro de Floricultura), atribui o problema à pandemia, que levou parte dos produtores a abandonar a atividade, reduzindo a oferta.
|