|
Juros
Manchete no Valor Econômico reporta expectativas de instituições por elevação de juros adicional na reunião do Comitê de Política Monetária de agosto. A reportagem cita continuidade da escalada das expectativas de inflação.
Entre 101 instituições financeiras e consultorias, Valor apurou que em relação à Selic, a mediana de estimativas se manteve em 13,25% no fim deste ano, mas aumentou de 9,5% para 9,63% no fim de 2023.
Inflação
Manchete em O Globo reporta que o corte do Imposto de Importação do etanol, café, margarina, queijo, macarrão, açúcar e óleo de soja promovido pelo governo em 22 de março não teve efeito sobre a inflação.
A reportagem detalha que, segundo o IBGE, o IPCA foi de 1,06% em abril, enquanto o óleo de soja subiu 8,24%, o macarrão, 3,47%, o queijo, 2,95%, e o etanol, 8,44%.
O veículo cita que, conforme especialistas, numa conjuntura de dólar valorizado frente ao real, custos elevados do frete, preços dos combustíveis nas alturas e falta de alimentos disponíveis pelo mundo, as importações não cresceram a ponto de afetar o preço interno.
Diesel
O Globo (28/05) reportou que a Petrobras decidiu enviar, nesta semana, ofícios à ANP e ao Ministério de Minas e Energia, alegando “elevado risco de desabastecimento de diesel no mercado brasileiro no segundo semestre de 2022”.
Em nota, a pasta informou que os estoques de óleo diesel, tanto o nacional como o importado, são suficientes para abastecer o país por 38 dias, caso não entre mais nada.
Reajustes
Folha de S.Paulo e O Globo (28/05) informaram que o governo e a cúpula do Congresso preparam nova ofensiva para reduzir os reajustes na conta de luz e os preços de combustíveis.
A reportagem cita expectativa de articuladores de que o pacote de medidas possa causar uma redução aproximada de 20% nas contas de luz e praticamente neutralizar os reajustes previstos para 2022.
O Ministério da Economia e a cúpula da Câmara também discutem a criação de um subsídio para caminhoneiros.
ICMS
O Globo (28/05) ressaltou que, segundo especialistas, governos estaduais vão recorrer à Justiça contra a fixação de um teto de 17% para o ICMS sobre energia elétrica, telecomunicações, combustíveis e gás natural.
|