Desemprego
Principais jornais noticiam que a taxa de desemprego desceu de 8,9% no trimestre terminado em agosto para 8,7% no trimestre encerrado em setembro, de acordo com a Pnad Contínua. Essa foi a sétima queda seguida. O país registrou abertura de 1 milhão de vagas no mercado de trabalho no trimestre, fazendo o total de ocupados alcançar novo recorde, 99,269 milhões de pessoas.
A população desempregada diminuiu em 621 mil pessoas em um trimestre, totalizando 9,460 milhões de brasileiros em busca de uma vaga, menor contingente desde o trimestre encerrado em dezembro de 2015. A pesquisa mostra também que o rendimento cresceu tanto na comparação trimestral (3,7%) quanto na anual (2,5%), chegando a R$ 2.737,00
Dívidas
O Globo e Valor Econômico informam que o comprometimento da renda das famílias brasileiras com dívidas chegou a 29,4% em agosto, maior índice da série histórica do BC, iniciada em 2005. Em julho, o comprometimento de renda das famílias estava em 28,6%. O BC indicou ainda que, em agosto, 52,9% das famílias tinha alguma dívida, o segundo maior patamar da série histórica, só atrás de julho, quando 53,2% das famílias estavam nesta situação.
Segundo os dados da autoridade financeira, a inadimplência também cresceu. O percentual de pessoas que não conseguem pagar as contas no prazo correto em agosto estava em 5,7%, maior patamar desde agosto de 2017.
Pronampe
O Globo, O Estado de S. Paulo, Valor Econômico e Folha de S.Paulo contam que, a três dias do segundo turno das eleições, o presidente Jair Bolsonaro editou uma MP para ampliar o prazo de pagamento do Pronampe. O programa foi aprovado pelo Congresso e sancionado pelo chefe do Executivo e estipulava um prazo de 36 meses para as pequenas empresas quitarem o empréstimo. Agora, Bolsonaro determinou que o prazo seja estendido para 72 meses. A MP tem que ser aprovada pelo Legislativo para não perder a eficácia.
Assédio eleitoral
O Globo revela recorde no número de denúncias de assédio eleitoral, que alcançou ontem 322 relatos recebidos pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) em apenas um dia. São cerca de 13 denúncias por hora.
Dados do MPT atualizados até a noite desta quinta-feira (27) mostram que o país já acumula 1.965 ocorrências de assédio eleitoral durante as eleições deste ano.
Combustíveis
O Estado de S. Paulo mostra que, a despeito de importadores de combustíveis e consultorias do setor, a Petrobras sustenta que seus preços para gasolina e diesel estão em linha com o mercado internacional.
A estatal apresentou o diagnóstico na quarta-feira (26) ao conselho de administração. A divergência se deve a diferentes metodologias adotadas pela petroleira e pelos demais agentes e especialistas.
Na avaliação da Petrobras, os preços dos combustíveis estiveram desalinhados recentemente, mas, no momento, não registrariam defasagem.
|