Pandemia
No sábado, as manchetes dos principais jornais destacaram os temores em relação à nova variante de coronavírus, identificada na África do Sul.
Folha de S.Paulo informou que a nova cepa, batizada de Ômicron, ocasionou fechamento de fronteiras por todo mundo e fez o Brasil anunciar veto a passageiros vindos de seis países da África.
O Estado de S. Paulo expôs que a nova variante foi considerada uma preocupação pela Organização Mundial da Saúde (OMS), por sua capacidade de propagação. O temor derrubou Bolsas de Valores dos EUA, Europa e Ásia.
Jornais acrescentaram que o temor de que a nova variante possa ser resistente a vacinas, o que exigiria medidas de contenção que vão afetar a economia, abalou mercados financeiros pelo mundo na sexta-feira (26), provocando fuga de ativos considerados mais arriscados.
Bolsas, câmbio, criptomoedas, juros futuros e preços de commodities, especialmente o petróleo, foram afetados. O Ibovespa caiu 3,39%, a 102.224 pontos. O dólar comercial fechou em alta de 0,53%, a R$ 5,5950. Na máxima do dia, a divisa chegou a saltar a R$ 5,6730.
Trabalhista
Valor Econômico traz que a presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministra Maria Cristina Peduzzi, observa evolução de casos levados ao órgão desde o início da pandemia de Covid-19.
Neste ano, demandas mais recorrentes abordam vacinação, volta ao modelo presencial e uso de equipamentos de proteção individual.
Valor menciona portaria editada pelo Ministério do Trabalho e Previdência, suspensa por liminar do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, para proibir a demissão de funcionários que decidiram não se imunizar.
De acordo com Peduzzi, a jurisprudência atual permite que “sanções variáveis, desde a advertência até, em última instância, a dispensa por justa causa” sejam aplicadas a funcionários que decidirem não se vacinar.
Painel S.A. (Folha de S.Paulo) acrescenta que advogados da área trabalhista projetam nova onda de processos envolvendo, principalmente, problemas com horas extras e exigência de vacinação em 2022. Segundo Priscilla Carbone, do Madrona Advogados, até o momento, houve destaque para demissão por falta de estrutura para a atividade remota e direito à desconexão do trabalho. Além disso, ações sobre brechas em acordos de redução de jornada e salário também devem avançar.
Combustíveis
Folha de S.Paulo (27/11) revelou estabilidade nos preços da gasolina e do diesel nos postos brasileiros pela segunda semana consecutiva, de acordo com informações da ANP.
A situação reflete também o congelamento dos preços de referência para o cálculo do ICMS, medida adotada pelos estados em outubro após forte pressão do governo federal e de consumidores. |