Sistema S
O Estado de S. Paulo assinala que o presidente Jair Bolsonaro tem apostado em medidas econômicas para evitar maior perda de popularidade, visando as eleições presidenciais do próximo ano.
A reportagem lembra que o ministro da Economia, Paulo Guedes, tenta implementar programa de emprego robusto, com recursos de força do Orçamento, vindos do Sistema S, e vem abandonando pilares de sua política liberal para atender Bolsonaro e o Centrão.
Coronavírus
O número de mortes por covid-19 caiu para 449 no país no período de 24 horas encerrado às 20h00 de ontem e, pelo segundo dia consecutivo, a média móvel de óbitos nos últimos sete dias ficou abaixo de mil, o que não acontecia desde o fim de janeiro.
Segundo levantamento divulgado pelo consórcio de veículos de imprensa a partir de dados coletados nas secretarias estaduais de Saúde, no sábado o número de mortes foi de 925, com queda da média móvel para 991.
Com os novos óbitos divulgados hoje, o número total desde o início da pandemia do novo coronavírus chegou a 556,9 mil. No momento, apenas o Rio de Janeiro apresenta tendência de aumento do número de vítimas da covid-19. Nas 24 horas encerradas às 20h00 de ontem, o Ceará não registrou nenhuma morte.
Paralelamente, a vacinação continua avançando. Na sexta-feira, foi atingida a marca de 100 milhões de pessoas vacinadas com pelo menos a primeira dose. Ou seja, 62,5% de um público-alvo formado por pessoas com 18 anos ou mais. Já foram completamente imunizados, com as duas doses ou com vacinas de dose única, 40 milhões de pessoas – 25% dos 160 milhões de brasileiros com idade a partir de 18 anos.
Retomada
Folha de S.Paulo (01/08) acrescentou que já há mais de dois mil casos na Justiça do Trabalho sobre o direito de negar a vacina. Até o momento, há decisões favoráveis à demissão por justa causa. Advogados ouvidos pela reportagem disseram que o tema é novo e deve ser tratado com cuidado.
Simples
Em editorial, O Globo avalia ser um erro a intenção do relator da “proposta ruim” de reforma tributária Celso Sabino (PSDB-PA) de preservar a isenção de impostos sobre dividendos distribuídos por empresas que declaram pelo regime do Simples Nacional.
Para o jornal, o modelo “continuará a ampliar as distorções que fazem do sistema tributário brasileiro um dos mais injustos e o mais complexo do mundo”.
IBGE
Noticiário de sábado repercutiu a crítica do ministro da Economia, Paulo Guedes, à metodologia do IBGE. Ele disse que o instituto vive na “idade da pedra lascada”, ao criticar a metodologia para retratar o mercado de trabalho, uma das maiores preocupações da economia brasileira. Na critica, Guedes olhou apenas para os dados do emprego formal, divulgados pelo Ministério da Economia na quinta-feira, apontando a geração de 1,5 milhão de vagas no primeiro semestre.
Emprego
Principais jornais informaram no sábado que o número de brasileiros que trabalham menos horas do que gostariam chegou a 7,36 milhões no trimestre encerrado em maio, recorde da série histórica. A parcela dos chamados subocupados cresceu 27,2% na comparação com o mesmo período do ano passado – em um ano, 1,6 milhão de pessoas passaram a integrar o grupo.
A taxa de desemprego do país foi de 14,6% no trimestre encerrado em maio, como número absoluto de 14,8 milhões de pessoas sem trabalho. O indicador manteve relativa estabilidade em relação aos trimestres anteriores. Os dados integram a Pnad Contínua, do IBGE. |