Monitor – 18 de janeiro de 2022

Compartilhe:

Informativo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo
18/01/22 | nº 575 | ANO IV |  www.cnc.org.br
O site Poder 360 publica artigo do economista-chefe da CNC, Carlos Thadeu Gomes de Freitas. Texto analisa que os cenários para inflação e atividade econômica estão mudando muito rápido, com toda a incerteza que a pandemia segue provocando na economia mundial, mesmo com vacina e estatísticas mais favoráveis quanto a letalidade da covid-19. O autor ressalta os grandes desafios das projeções e estimativas para os dados reais da economia, de curto e médio prazos. Segundo ele, o mercado tem errado bastante as previsões, o que pode ser considerado normal em contexto nunca vivenciado pelos agentes.

Artigo comenta, ainda, que o mundo começou 2022 em um cenário ainda mais complexo, com a cepa ômicron dificultando a normalização das cadeias de suprimentos globais e a retomada plena dos serviços presenciais. A alta frequência de transmissão também pode afetar o mercado de trabalho, tanto na oferta, quanto na demanda, dependendo do tamanho do impacto na atividade, especialmente nos serviços. Além da própria conjuntura interna, um dos fatores de maior risco para a inflação hoje é visto no câmbio, na potencial volatilidade aguardada para esse ano.

O Dia Online e Meia Hora Online informam que o governo do Estado do Rio e a Prefeitura do Rio decretaram ponto facultativo na próxima sexta-feira, em razão do feriado de São Sebastião. Reportagens indicam que, apesar do feriado prologado, 2022 conta com menos feriados nacionais caindo em dias úteis, o que reduz prejuízos para o comércio, de acordo com a pesquisa realizada pela CNC.

Pandemia
Manchete da Folha de S.Paulo traz pesquisa Datafolha que aponta que 81% dos brasileiros apoiam a apresentação de comprovante de vacinação contra Covid para a entrada em locais fechados.

O levantamento mostra ainda que aumentou para 45% os que acreditam que a pandemia está fora de controle. Na pesquisa anterior, 20% consideravam a situação descontrolada.

O Globo expõe, em manchete, que o avanço da variante Ômicron tem feito empresas reforçarem os estoques e revisto estratégias. O temor é que o aumento na contaminação de trabalhadores impacte o fornecimento de matérias-primas e intensifique as dificuldades logísticas.

Com o aumento dos preços dos insumos, a saída tem sido, segundo a reportagem, antecipar compras para reforçar estoques ou revisar planos. O veículo cita alta da matéria-prima na indústria têxtil, por exemplo, em que o algodão voltou a alcançar patamar recorde diante de uma oferta apertada e uma demanda mais forte.

PIB
O Estado de S. Paulo 
publica que o Banco Central informou ontem que seu Índice de Atividade (IBC-Br) subiu 0,69% em novembro, na série já livre de influências sazonais. Foram quatro meses consecutivos de queda na atividade econômica até o resultado positivo.

A reportagem inclui que, para economistas, o resultado indica estabilidade do PIB no quarto trimestre de 2021.

Balcão Único
O Estado de S. Paulo 
reporta que, segundo a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, 11 novos estados passarão a contar com o Balcão Único para abertura de empresas até o fim de janeiro.

Com o anúncio, empreendedores de 17 unidades da federação já poderão iniciar um negócio por meio de um formulário digital unificado. A pasta comandada por Paulo Guedes destaca já ser possível abrir uma empresa em menos de dois minutos.

Combustíveis
Valor Econômico e O Estado de S. Paulo 
relatam que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), definiu o encaminhamento do projeto, que afeta a arrecadação de estados para tentar diminuir os impactos da alta no preço dos combustíveis.

Reportagens destacam a possibilidade de resistência na Casa, citando que o texto é fortemente criticado pelos senadores e por governadores, que consideram a medida sem base técnica, feita sem diálogo e pouco efetiva.

Petrobras
O Globo 
registra que o Cade abriu processo para investigar se a Petrobras cometeu infrações à ordem econômica ao fazer os reajustes nos preços de combustíveis.

O pedido para abertura do processo foi assinado pela chefe de Gabinete da Presidência do órgão responsável por manter a concorrência no mercado, Ana Paula Guimarães. Segundo o despacho, os reajustes poderiam se tratar de “possíveis condutas anticompetitivas” praticadas pela estatal.

Comércio eletrônico
Valor Econômico
 afirma que a aceitação do Pix como meio de pagamento no e-commerce mais que triplicou ao longo de 2021. De acordo com estudo da consultoria Gmattos, o instrumento de pagamento instantâneo era aceito por 16,9% das lojas analisadas em janeiro de 2021, percentual que subiu a 55,9% em dezembro. A tendência é que a alta continue neste ano, avalia a consultoria.

BR Malls
Valor Econômico
 mostra que a operadora de shopping centers Aliansce Sonae confirmou ontem que segue interessada em combinar negócios com a BR Malls, “certa de que tal operação é uma oportunidade única de geração de valor para os acionistas de ambas as companhias.

Servidores
O Estado de S. Paulo 
relata que servidores de mais de 40 categorias vão às ruas hoje e ameaçam paralisar temporariamente alguns órgãos federais em protesto contra o governo, em busca de reajuste salarial e reestruturação de carreiras.

A reportagem lembra que a movimentação acontece às vésperas da sanção do Orçamento 2022. Jair Bolsonaro tem até sexta-feira (21) para assinar a lei orçamentária deste ano.

Participam da mobilização carreiras do Banco Central, da Receita Federal, do Tesouro Nacional, professores, auditores fiscais agropecuários, entidades ligadas aos Poderes Legislativo e Judiciário e outras.

Eleições 2022
O Estado de S. Paulo 
adianta que o Centrão deve se opor a candidatos bolsonaristas em ao menos cinco Estados nas eleições de outubro. Em São Paulo, Pernambuco, Piauí, Ceará e Maranhão, líderes e parlamentares de partidos como PL, Progressistas e Republicanos resistem a romper com adversários do Palácio do Planalto e traçam saídas para manter espaços em círculos petistas ou do PSDB.

O dólar comercial fechou ontem em alta de 0,24%, cotado a R$ 5,52. Euro subiu 0,17%, chegando a R$ 6,30. A Bovespa operou com 106.373 pontos, queda de 0,52%. Risco Brasil em 336 pontos. Ontem não houve pregão nas bolsas dos EUA.
Valor Econômico
Programas de recompra de ações crescem 44% em 2021

O Estado de S. Paulo
Em 7 anos, conta de luz sobe mais do que dobro da inflação

Folha de S.Paulo
81 % apoiam ‘passaporte da vacina’ para local fechado

O Globo
Ômicron gera temor de escassez de produtos e inflação

Correio Braziliense
Protesto de servidores pressiona Guedes e pede reajuste de 28%

Leia também

Rolar para cima