Imposto de Renda
O Estado de S. Paulo repercute estudo publicado pela revista Conjuntura Econômica, do Ibre-FGV, mostrando que a reforma do Imposto de Renda pode aumentar a complexidade do sistema tributário e acarretar perda de arrecadação. Além disso, a pesquisa indica risco de aumento do fenômeno da pejotização e levar ao maior endividamento das empresas.Os economistas José Roberto Afonso, Geraldo Bisoto Junior e Murilo Ferreira Viana, autores do estudo, avaliam que o Brasil aposta alto demais em respostas simplistas e fáceis para resolver questões complexas.
Selic
Folha de S.Paulo informa que o mercado passou a ver a Selic a 8% ao final deste ano e de 2022 diante da forte pressão inflacionária, de 7,63% e 7,75%, respectivamente, na semana anterior. O movimento acontece na esteira do maior avanço do IPCA para um mês de agosto em 21 anos, de 0,87%, divulgado na semana passada.
Com isso, economistas ouvidos pelo BC também elevaram a projeção do IPCA ao final do ano de 7,58% para 8%. As informações são da pesquisa Focus divulgada ontem. Para 2022 a projeção passou de 3,98% para 4,03%.
Coronavírus
Folha de S.Paulo aborda disputas judiciais para considerar a Covid-19 como doença ocupacional. Levantamento da Datalawyer indica 12,9 mil processos trabalhistas discutindo o tema já nas petições iniciais. Juntas, as ações somam R$ 3,13 bilhões.
A reportagem pontua que, na Justiça do Trabalho, há decisões que reconhecem o enquadramento como doença do trabalho e outras que concluem por falta de nexo causal.
Já no Supremo Tribunal Federal, o ministro Alexandre de Moraes considerou que a previsão de que a contaminação não seria ocupacional, ofenderia os trabalhadores de atividades essenciais que continuam expostos ao risco.
O Brasil ultrapassou a marca dos 21 milhões de pessoas infectadas pela covid-19 nesta segunda-feira. Ontem foram registrados 6.645 novos casos, chegando a um total de 21.006.424. O total de pessoas que perderam a vida para a pandemia alcançou 587.066 pessoas.
Combustíveis
Folha de S.Paulo destaca que o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), questionou ontem o peso dos preços dos combustíveis da Petrobras no bolso dos consumidores e afirmou que a estatal deve ser lembrada de que seus acionistas são os brasileiros.
Em rede social, Lira mencionou comissão geral a ser realizada hoje, com a presença do presidente da estatal, general Joaquim Silva e Luna. Além do preço dos combustíveis, o dirigente deve falar da operação das termelétricas e outros temas da empresa.
FMI
Principais jornais registram que o ex-presidente do BC e atual presidente do conselho do Credit Suisse no Brasil, Ilan Goldfajn, foi nomeado diretor para o Departamento do Hemisfério Ocidental do FMI. A indicação de Ilan para assumir o lugar de Alejandro Werner, que já havia anunciado sua saída, foi feita pela diretora-gerente do FMI, Kristalina Georgieva. Ilan assumirá a chefia do departamento do FMI a cargo das relações com países-membros nas Américas em 3 de janeiro de 2022. |