Sistema S
O Estado de S. Paulo informa que a Câmara aprovou ontem pacote de estímulo ao emprego de jovens e trabalhadores informais com regras diferenciadas de contratação e um bônus em dinheiro para a qualificação. O diário paulista detalha que o Priore e o Requip, com custo de R$ 41,1 bilhões entre 2022 e 2026, na versão original seriam bancados em boa parte com 30% dos recursos do Sistema S.
A reportagem ressalta que o relator da medida provisória, Christino Áureo (PP-RJ), deixou uma brecha para que um dos bônus previstos no programa seja pago pela empregadora, mas ela poderá compensar o gasto depois com a contribuição que paga ao Sistema S.
Coronavírus
Folha de S.Paulo conta que, em quatro semanas, triplicou a proporção da variante delta identificada em amostras do Sars-CoV-2 depositadas pelo Brasil na plataforma internacional Gisaid, que reúne dados genômicos de 172 países.
No dia 27 de julho, ela representava 12,8% das amostras; agora, são 38,5%. A variante gama (antiga P.1) responde hoje por 60%; há quatro semanas, representava quase 90% das amostras.
Ontem foram registrados 34.885 novos casos de covid-19 e 1.211 mortes em decorrência da doença. Com os novos dados, o número de mortes pela covid-19 chegou a 564.773. O acréscimo dos novos casos registrados elevou a quantidade de pessoas infectadas desde o início da pandemia a 20.212.642. A média móvel de mortes nos últimos 7 dias chegou a 899. São agora 11 dias seguidos com essa média abaixo de 1 mil. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de -17% e aponta tendência de queda.
IPCA
Principais jornais relatam que o IPCA registrou alta de 0,96% em julho. Puxado pela energia elétrica mais cara, o resultado é o maior para o mês desde 2002, quando o índice foi de 1,19%. A variação de 0,96% ocorreu após avanço de 0,53% em junho. Com o resultado, o IPCA chegou a 8,99% no acumulado de 12 meses e ampliou a distância em relação ao teto da meta de inflação perseguida pelo BC neste ano. No acumulado até junho, a variação estava em 8,35%. O teto da meta de inflação em 2021 é de 5,25%. O centro é de 3,75%.
Selic
Folha de S.Paulo e Valor Econômico contam que o Copom afirmou que o risco fiscal foi preponderante na decisão de aumentar a Selic em 1 ponto percentual, a 5,25% ao ano, na semana passada, segundo ata divulgada ontem. Nos últimos dias, dúvidas em relação ao custeio do novo programa social do governo, o Auxílio Brasil, e sobre o pagamento de precatórios foram mal-recebidas pelo mercado e deterioraram ainda mais o cenário.
O BC adiantou que fará elevações de juros em todas as próximas reuniões, sem interrupções, até que a Selic fique acima do patamar considerado neutro. A percepção no mercado de que a taxa básica de juros chegará a pelo menos 7% ao ano no fim do atual ciclo de ajustes foi fortalecida ontem com a divulgação da ata.
Combustíveis
Folha de S.Paulo relata que o governo decidiu antecipar-se a consulta pública da ANP e liberou a venda de combustíveis de outras marcas nos postos brasileiros por MP .
O texto libera ainda a venda de etanol diretamente das usinas para os postos, outro tema que vinha sendo debatido pelo órgão regulador. Em ambos os casos, as mudanças encontram resistência entre as maiores distribuidoras de combustíveis do país. |