Dia da Educação: a nossa luta é diária

Compartilhe:

Educação não é somente o ato de aprender e ensinar, ela vai além

Comemorado oficialmente há 24 anos em 28 de abril, o Dia Internacional da Educação precisa ser celebrado todos os dias. Pode parecer redundante, mas com relação aos avanços na área da educação, a nossa luta é diária. Em um país como o Brasil, que sofre com ensino público de baixa qualidade e escolas privadas com preços exorbitantes, lutarmos pelo básico – educação de qualidade acessível a todos – é uma bandeira levantada diuturnamente pela Fecomércio-RS/Sesc/Senac.

A desigualdade no acesso à educação ainda é elevada no Brasil. Dados do IBGE nos mostram que, apesar de pequenas melhoras, os números ainda são alarmantes. O número de matrículas no Ensino Fundamental e no Médio diminuiu em 2023, se comparado aos anos anteriores. Já os dados de formados no Superior trazem uma perspectiva otimista, com um pequeno aumento. Contudo, a evasão escolar na adolescência – idade na qual os jovens começam a trabalhar, ainda é alta: mais de 70% dos jovens nessa faixa etária abandonam os estudos antes de concluírem o Ensino Médio.

Educação não é somente o ato de aprender e ensinar, ela vai além. Está diretamente ligada a melhores condições de vida, crescimento sustentável e direitos humanos. É por isso que precisamos lutar. Uma sociedade só consegue mudar a sua realidade por meio da educação e pelas portas que ela abre ao longo da trajetória do estudante. Do aprender a ler e se comunicar, até a conquista de uma formação, as fases da aprendizagem são essenciais para que tenhamos um Estado e um país mais fortes, competitivos e desenvolvidos.

Para isso, e por isso, existem instituições, como o Sistema Fecomércio-RS, que ofertam desde a Educação Infantil até o Ensino Superior. Batalhamos não somente neste domingo por uma educação de qualidade, mas todos os dias temos o compromisso de ofertar educação de excelência para o maior número de gaúchos. Anualmente, são milhões de famílias com seus destinos transformados por meio da educação ofertada por Sesc e Senac. Lutamos por políticas públicas que entendam o quanto o ensino é uma trajetória que trará avanços significativos para todos os pilares da sociedade.

Artigo de Luiz Carlos Bohn, presidente da Fecomércio-Sesc-Senac-RS, publicado originalmente no jornal Zero Hora, em 26 de abril de 2024

Leia também

Scroll to Top